Opinião

Zona Oeste tem 36 ônibus e 1 trem incendiados; Rio entrou em estágio de atenção

Reprodução Redes Sociais
Reprodução Redes Sociais
23 de out de 2023 às 18:24 | Atualizado 20:07

A morte de um miliciano desencadeou um verdadeiro caos na Zona Oeste do Rio nesta segunda-feira (23). Os criminosos, em uma ação sem precedentes, ordenaram a queima de ao menos 36 ônibus e 1 trem na região, estabelecendo um novo recorde de coletivos incendiados na história da cidade, de acordo com o Rio Ônibus. Um menino de 10 anos foi baleado de raspão no joelho, foi levado à UPA de Paciência e já teve alta.

O governador do RJ, Cláudio Castro (PL), afirmou nesta segunda-feira (23) que 12 pessoas foram presas por “ações terroristas” após atearem fogo em pelo menos 36 ônibus. Um trem da SuperVia também foi incendiado. (Abaixo a coletiva de imprensa com o governador)

Além disso, outros veículos e pneus também foram alvo das chamas, resultando no bloqueio de diversas vias em bairros como Campo Grande, Santa Cruz, Paciência, Guaratiba, Sepetiba, Cosmos, Recreio, Inhoaíba, Barra e Campinho.

Matheus Rezende, o Faustão, foi baleado na comunidade de Três Pontes. Faustão era apontado como o número 2 na hierarquia da milícia comandada pelo tio, e o terceiro da família morto pela Polícia Civil.

No final da tarde, precisamente às 16h50, o município entrou em estágio de mobilização, o segundo estágio em uma escala de cinco, indicando a possibilidade de ocorrências de alto impacto na cidade do Rio. Nesse momento, os congestionamentos atingiam uma extensão de 58 km, o dobro da média registrada nas últimas três segundas-feiras, que era de 29 km. A situação é tão crítica que 32 escolas públicas da região tiveram que suspender suas atividades. Alunos e professores que já estavam nas instituições permaneceram lá para garantir sua segurança.

A Avenida Brasil, principal via expressa do Rio, chegou a ser fechada, com um ônibus atravessado na pista sentido Santa Cruz.

Situação atual:

Município do Rio de Janeiro entrou em Estágio de Atenção às 18h40 desta segunda-feira (23/10)

Nota da Prefeitura do Rio: O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que o município entrou em ESTÁGIO DE ATENÇÃO às 18h40 desta segunda-feira, dia 23 de outubro de 2023, devido aos ataques contra ônibus na região da Zona Oeste da cidade.

A mobilidade está comprometida em corredores como a Avenida Santa Cruz, Avenida Cesário de Melo e a Avenida das Américas. Veículos incendiados em diversas vias da Zona Oeste do Rio. Além disso, a oferta de transporte público para os cidadãos também está impactada.

O Estágio de Atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população.

A Prefeitura recomenda que a população tome as seguintes ações preventivas:

  • Não se desloque pelas regiões mais afetadas;
  • Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação e nas redes sociais do COR;
  • Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).



Governador Claudio Castro

Nas redes sociais o Governador disse, “Hoje demos um duro golpe na maior milícia da Zona Oeste. Além do parentesco com o criminoso, ele atuava como “homem de guerra” do grupo paramilitar, sendo o principal responsável pelas guerras por territórios que aterrorizam moradores no Rio. O crime organizado que não ouse desafiar o poder do Estado!”