Opinião

Aniversário do Rio é feriado? Entenda o motivo da dúvida

Cristo Redentor/Divulgação
Cristo Redentor/Divulgação

O aniversário da cidade do Rio de Janeiro é celebrado nesta sexta-feira, 1º de março, embora não seja considerado um feriado municipal. A confusão em relação às datas comemorativas pode ser atribuída ao fato de que o dia 20 de janeiro, dedicado ao padroeiro São Sebastião, é um feriado oficial.

A cidade maravilhosa, de fato, possui duas datas de aniversário: 20 de janeiro, em homenagem a São Sebastião, e 1º de março, em referência à fundação do Rio em 1565. A dualidade dessas datas históricas contribui para a confusão, juntamente com a legislação brasileira que determina o número de feriados municipais.

Até a década de 1960, o dia 20 de janeiro era oficialmente reconhecido como o aniversário da cidade do Rio de Janeiro. Além de ser a data em que se comemora o padroeiro São Sebastião, o dia também era marcado pela celebração da vitória portuguesa sobre invasores, que assegurou a posse do território em 1567.

Em um evento marcante realizado no Maracanãzinho lotado em 1965, tudo mudou. Com 10 mil pessoas presentes e um bolo de três toneladas, decorado com 200 quilos de glacê, a celebração foi épica. Com 16 metros de largura e 5 de altura, foram necessários 200 escoteiros para distribuir a guloseima. O então governador Carlos Lacerda teve a honra de assoprar as velas do bolo, marcando o dia 1º de março de 1565 como o “nascimento” oficial da cidade, data em que os portugueses desembarcaram na Urca para expulsar as tropas francesas.