Opinião

PM faz operação em comunidades do Rio; tiroteios assustam

Policial do BPChq no Complexo da Penha.
Policial do BPChq no Complexo da Penha.

As forças de segurança do Estado do RJ, Polícia Militar e Polícia Civil, deram início a uma operação nesta terça-feira (27) em diversas comunidades do Rio de Janeiro que estão sob domínio do Comando Vermelho (CV), a principal facção criminosa do estado.

Até o momento desta atualização, 4 suspeitos foram mortos em um cerco, outros 4 foram baleados durante confronto e 1 policial militar ficou ferido no braço. Segundo informações, a operação visa capturar líderes do CV envolvidos nas recentes disputas por territórios no Rio de Janeiro, especialmente na Zona Oeste da capital. Um dos alvos é Edgar Alves de Andrade, conhecido como Doca.

As equipes de agentes, incluindo o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), foram direcionadas para comunidades como Complexo da Maré, Complexo do Alemão, Complexo da Penha, Juramento, Juramentinho, Ipase, Flexal, Guaporé, Tinta, Quitungo, Cordovil e Cidade de Deus. No início da operação, durante a madrugada, traficantes atearam fogo a barricadas na tentativa de impedir o avanço da polícia, resultando em colunas de fumaça visíveis a distância.