
Um alarme falso de incêndio em um voo da companhia aérea Ryanair causou momentos de pânico e resultou em uma evacuação de emergência no Aeroporto de Palma de Mallorca, na Espanha, durante a madrugada desta sexta-feira (4). Dezoito passageiros ficaram feridos, a maioria com escoriações e entorses, durante a fuga precipitada da aeronave. (Vídeo abaixo)
Voo seguia para Manchester quando alarme foi acionado
O incidente ocorreu por volta das 0h35, quando um Boeing 737 se preparava para decolar com destino a Manchester, no Reino Unido. Uma luz de alerta de incêndio acendeu na cabine, levando os tripulantes a ativarem imediatamente o protocolo de emergência. Em poucos minutos, equipes de resgate e bombeiros chegaram ao local.
Com o susto, vários passageiros desrespeitaram os procedimentos de evacuação, saindo da aeronave pelas asas do avião e pulando diretamente sobre o asfalto da pista. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram cenas de correria, gritos e passageiros em desespero, enquanto funcionários tentavam orientar o uso correto das saídas de emergência.
Evacuação seguiu protocolos, diz Ryanair
Em nota oficial, a Ryanair informou que a decolagem foi interrompida após o acionamento de um alarme falso de incêndio e que os escorregadores infláveis de emergência foram utilizados conforme os protocolos estabelecidos.
“Um voo de Palma para Manchester interrompeu a decolagem devido a uma falsa indicação de luz de alerta de incêndio. Os passageiros desembarcaram utilizando os escorregadores infláveis e retornaram ao terminal. Durante o desembarque, alguns passageiros sofreram ferimentos leves (entorse de tornozelo, etc.) e a tripulação solicitou assistência médica imediata. Para minimizar os transtornos aos passageiros, providenciamos rapidamente uma aeronave substituta para operar este voo, que partiu de Palma às 7h05 desta manhã. Pedimos sinceras desculpas aos passageiros afetados por qualquer inconveniente causado.”, informou a companhia.
Segundo o centro regional de emergências, quatro ambulâncias foram mobilizadas logo após o chamado, registrado às 0h36. Seis pessoas foram encaminhadas para hospitais locais, mas não houve ferimentos graves nem casos de queimaduras.
Causas do alarme estão sob investigação
As autoridades ainda investigam as causas do alarme falso. Técnicos de segurança do aeroporto e peritos dos bombeiros estão analisando o sistema da aeronave e os procedimentos adotados pela tripulação. O voo foi cancelado e os passageiros afetados foram realocados para outras rotas.