Opinião

Prefeitura entrega a concessão de quiosques para a família de Moïse

Prefeitura entrega a concessão de quiosques para a família de Moïse

O prefeito Eduardo Paes e o secretário de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo, formalizaram nesta segunda-feira (7) a entrega da concessão de dois quiosques da Barra da Tijuca para a família de Moïse Kabagambe, congolês assassinado no último dia 24 de janeiro. O projeto em parceria com a Orla Rio prevê a transformação do espaço em um memorial e ponto de transmissão da cultura de países africanos.

“Dar à família a concessão dos quiosques é uma decisão da Orla Rio, por sugestão da Prefeitura. A nossa sociedade repudia o crime brutal que o Moïse foi vítima. Sabemos que a perda de vocês não vai ser reparada com essa atitude, mas queremos que a memória do Moïse fique viva e que esse ato tão brutal seja permanentemente lembrado para que as pessoas não repitam” disse o prefeito Eduardo Paes, que entregou para Ivana Lay, mãe de Moïse, o termo de compromisso da Orla Rio.

Foto: Alexandre Macieira

De acordo com o termo de compromisso, o contrato de concessão vai até fevereiro de 2030 e a família de Moïse terá todo o suporte jurídico e contábil, além de treinamento para a gestão do espaço. “Sabemos que essa ação que aconteceu com o meu irmão não veio do coração de todo o povo brasileiro. Recebemos muitas mensagens e o apoio de várias instituições. Queremos agradecer a todos pela solidariedade” declarou Samir Kabamgabe, em nome da família de Moïse.

A Orla Rio também vai ficar responsável pelo projeto de reforma, instalação de equipamentos e mobiliário dos quiosques. E não será cobrado qualquer aluguel até o final do contrato. “Oferecemos a cessão dos quiosques para família do Moïse, pois o que aconteceu foi algo brutal, inaceitável e que não é da natureza do Rio. É um gesto de mínima reparação à sua família, que terá naquele espaço uma memória e um ponto de transmissão da cultura dos países africanos” disse Pedro Paulo, secretário municipal de Fazenda e Planejamento.

A ação conta ainda com parcerias da Fundação João Diamante, do SindRio (Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio), da gestora de alimentos Danni Camillo e do Instituto Akhanda. Também participaram do evento o secretário de Cidadania, Renato Moura; o vice-presidente da Orla Rio, Guilherme Borges; Djojo e Kevin, outros dois irmãos de Moïse; além do advogado Rodrigo Mondego, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), que representa a família do congolês.