Polícia

Rotina de arrombamentos e violência assusta Niterói

Imagens de câmeras de segurança mostram o arrombamento na Casa Andrade | (Vídeo abaixo)
Imagens de câmeras de segurança mostram o arrombamento na Casa Andrade | (Vídeo abaixo)

Niterói voltou nos últimos meses a sentir o efeito da onda de violência na cidade. Arrombamentos a estabelecimentos comerciais virou rotina em alguns bairros. Na madrugada desta quarta-feira (21) uma loja de móveis planejados foi invadida e furtada em São Francisco. Já na madrugada de terça-feira (20), a Casa Andrade, localizada na Rua Barão do Amazonas, no Centro foi arrombada contabilizando furtos além do prejuízo do conserto da porta. Na noite anterior outra loja no Centro, na Rua São João, também foi arrombada, o alarme disparou e os ladrões pegaram o dinheiro do caixa e saíram.

Outros estabelecimentos que também registraram arrombamentos recentes em Niterói foram a Bello Banho no Centro, a Eletrofrigor também no Centro, Hortifruti Benne e Empório Caví, na Rua Mariz e Barros em Icaraí e Vila Marítima e Cássia, localizadas na Rua Ator Paulo Gustavo também em Icaraí. De acordo com os comerciantes, os casos sempre acontecem durante o período da madrugada. Em Junho, a Guarda Municipal de Niterói prendeu um homem que vinha arrombando e roubando várias bancas de jornais na cidade.

Nas redes sociais uma moradora comentou os casos de arrombamento no Centro, “Pela segunda vez em uma semana, loja invadida e furtada na Marquês de Paraná, sem segurança nenhuma!!! Estamos realmente a mercê da vagabundagem!! Niterói provando mais uma vez que não temos segurança nenhuma!!!! Impostos sabem cobrar em dia, agora segurança…. Cracudos tomando conta da cidade e nada é feito! Indignada!!!!”.

Assaltos também vem sendo relatados. No início do mês, três jovens foram assaltados no bairro do Pé Pequeno no momento em que iam entrar no carro. Eles foram abordados por falsos entregadores. Nas redes sociais uma moradora alertou nesta semana, “Muito cuidado ao passar pelo centro, por volta das 21:00 passei de carro com meu marido na Dr Borman e um morador de rua, aparentemente drogado, arremessou um pedaço de madeira em direção do vidro do passageiro, por sorte não quebrou. Infelizmente Niterói já foi mais segura…”.

Imagens de câmeras de segurança mostram o arrombamento na Casa Andrade

Lojistas de Niterói cobraram posicionamento sobre arrombamentos na cidade

Foto: Renata Cardoso

A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL Niterói) reuniu na semana passada as autoridades policiais da cidade para discutir sobre os arrombamentos e furtos nos estabelecimentos comerciais de Niterói. A demanda surgiu a pedido dos próprios lojistas após a constatação de recorrentes casos, principalmente nos bairros do Centro, Icaraí e Santa Rosa. Durante a reunião, a diretoria expôs suas principais preocupações. “É muita demanda que chega e a gente queria entender para poder passar para os associados que vem nos perguntando” comentou o diretor financeiro Sidney Moysés.

Além das violações nas lojas, a grande circulação de motos irregulares também foi citada como fator de alerta e o Capitão Domiciano, responsável pelas Companhias 1 e 2 (Centro e Zona Sul), detalhou todo o procedimento de verificação e vigilância das equipes com o problema, “A gente tem feito um trabalho de qualificação nas abordagens, principalmente noturnas e a gente cria um prontuário novo. As filmagens servem para o trabalho policial porque a gente tem a imagem, a autoria e facilita uma representação.”

O Presidente da CDL Niterói, Sr. Luiz Vieira, também é diretor da Federação das CDLs do Estado do Rio de Janeiro e disse que vai levar todas as pontuações desta reunião para Brasília, “A questão do Comércio é intersetorial. Passa por vários ângulos. Precisamos discutir com os nossos representantes políticos as nossas propostas de mudança.”

A diretoria da entidade informou que está elaborando um ofício, pretende dialogar com os empresários e vai encaminhar os temas abordados abaixo para os órgãos competentes:

  • Iluminação pública;
  • Limpeza e aumento do policiamento na Praça São João, no Centro;
  • Regularização do Pátio Legal à nível de Estado;
  • Leis federais mais enérgicas no que diz respeito à condução e no tratamento de dependentes químicos;
  • Incentivar o registro on-line;
  • Incentivar o alarme sonoro;
  • Propor uma parceria nas informações (Dados de inteligência) entre a Secretaria de Assistência Social e a Polícia Civil.

Questionado sobre “moradores de rua atuando durante a madrugada e a sensação de insegurança”, o CMT do 12ºBPM Cel. Carmo respondeu, “Existe uma narrativa de que o furto na madrugada é muito maior. Isso é um grande equívoco. A estatística e os números não demonstram isso. A subnotificação sempre existiu e sempre vai existir. Só este ano nós prendemos 132 furtantes, dos quais 68% é reincidente. A maioria sai na audiência de custódia devido a qualificação de furto simples. A partir do dia 19, estamos abrindo mais 6 vagas de Regime Adicional de Serviço para que os policiais de folga possam se inscrever pra gente fazer o patrulhamento preventivo.”

Major Clímaco, coordenador da Operação Segurança Presente de Niterói, solicitou apoio das entidades que alimentam a população em vulnerabilidade social durante a madrugada para direcionar o serviço para lugares segundo ele mais convenientes, “O ideal é conversar com o responsável e tentar ver com o governo municipal um local apropriado para os trabalhos sociais sem atrapalhar o fluxo de atividades do comércio e, ao mesmo tempo, dando continuidade ao serviço social ajudando a quem realmente precisa.”. Daniele, subsecretária de Assistência Social compareceu na reunião representando o secretário Elton Teixeira e disse que levará as manifestações para o secretário e tentar viabilizar as ações em conjunto.

Estiveram presentes na reunião a Dra. Raissa Celles, Delegada Titular da 4ª Delegacia de Patrulhamento de Área (DPA), o CMT do 12ºBPM Cel. Carmo, Dr. Claudio Otero, delegado titular da 77ªDP (Icaraí), o Coordenador do Segurança Presente de Niterói Major Clímaco, Cel. Paulo Henrique, Secretário de Ordem Pública de Niterói (SEOP), Capitão Domiciano, responsável pela 1ª e 2ª Cia (Centro e Zona Sul) Juliana, representando o Sebrae, Luiz Vieira Presidente da CDL Niterói, Joaquim Pinto Presidente do Conselho da CDL Niterói, Francis Leonardo, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Leandro Santiago, vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública e a diretoria da instituição.