Após as intensas chuvas que atingiram o Rio de Janeiro, na noite de quarta-feira (21/2), um jovem heroico resgatou uma família que ficou presa em um carro arrastado pela enxurrada, na rua Ministro Lafaiete de Andrade, em Comendador Soares, bairro de Nova Iguaçu. O vídeo desse momento emocionante rapidamente se tornou viral nas redes sociais. (Assista abaixo os momentos)
Ele contou em entrevista à Tv Globo, que aquele não era o trajeto normal do ônibus, que seguiria pela Via Light, mas que a rua estava completamente alagada e, por isso, o motorista pegou o desvio. Ao passar pela Rua Ministro Lafaiete de Andrade, Marcos Vinícius disse na entrevista que ouviu pessoas gritando em uma academia que um veículo estava sendo arrastado pela enxurrada e nele estariam duas crianças, de 1 ano cada.
No registro, é possível ver o jovem, Marcos Vinícius de Souza Vasconcelos, de 20 anos, salvando duas crianças e uma mulher que estavam presas dentro do veículo. Em outro vídeo, ele é visto apoiado em um ônibus, resgatando as pessoas de dentro do carro, primeiro a bebê e depois a mulher, puxando-as para a segurança do transporte público. Pouco depois, o carro foi levado pela força da água.
A mãe salva por Marcos, passou as duas filhas gêmeas pela janela, para ele, de dentro do automóvel. Logo após, a motorista foi ajudada pelo herói para subir no ônibus. Vídeo que circula nas redes sociais (assista abaixo) mostra que imediatamente após o resgate, o carro foi levado pela correnteza.
Nas redes sociais, Marcos expressou sua gratidão pelas mensagens recebidas e informou que estava em segurança em casa, ajudando sua tia a proteger os móveis da inundação. Em seguida, ele compartilhou imagens dos estragos causados pela tempestade em sua própria residência. Marcos afirma que ao chegar em casa, se deparou com o imóvel cheio de água e que perdeu móveis e eletrodomésticos.
Momento do resgate
Resgate filmado por outro ângulo
Momento em que o carro é levado pela correnteza, logo após o resgate, sem vítimas
Chuvas deixam pelo menos dois mortos no RJ
As intensas chuvas que atingiram o estado do Rio de Janeiro na noite de quarta-feira resultaram em pelo menos dois óbitos, conforme comunicado da Secretaria Estadual de Defesa Civil. Um menino morreu em um desabamento em Japeri, na Baixada Fluminense, enquanto uma mulher foi vítima de um deslizamento de terra em Barra do Piraí.
Além disso, quatro pessoas foram resgatadas com vida em Barra do Piraí, mas três ainda estão desaparecidas sob os escombros, sendo procuradas pelo Corpo de Bombeiros. Mais de 130 ocorrências foram reportadas pelo Corpo de Bombeiros em todo o estado, com enxurradas afetando municípios como Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada Fluminense. Algumas escolas municipais nessas cidades suspenderam as aulas.