CURIOSIDADES – Saiba como reconhecer se está adquirindo dívidas além do que pode pagar.
O mês ainda está no começo, mas o salário já saiu da conta. E esta semana se complicou ainda mais, pois veio uma conta a mais antes de chegar aquele dinheiro extra que está previsto para o meio do mês. A solução foi entrar no cheque especial e jogar no cartão de crédito as outras despesas da casa.
Essa situação é familiar para você? Então, preste atenção, pois o alerta para o superendividamento pode estar prestes a acender!
A pessoa superendividada é aquela que tem dívidas muito acima da sua capacidade mensal de pagamento e, como solução, usa o crédito no dia a dia para se sustentar.
Sempre há sinais que aparecem antes do descontrole das suas contas e é importante reconhecê-los para tomar uma atitude antes que isso aconteça. Preste atenção se você:
- Anda comprando a prazo coisas que antes comprava à vista,
- Passou a usar o cheque especial para cobrir as despesas básicas,
- Paga apenas o mínimo do cartão de crédito,
- Está resgatando o dinheiro da poupança ou pedindo ajuda de um parente para pagar a parcela de um empréstimo,
- Anda deixando de pagar contas essenciais como luz, água e gás.
Se você já está vendo alguns destes sinais, o primeiro passo é listar todas as despesas e dívidas para avaliar onde é possível fazer cortes. Pode ser reduzindo a conta de água e energia, suspendendo a compra de supérfluos, adiando a realização de um sonho, vendendo algum bem, etc. Envolva a família nesse trabalho, pedindo para que todos se conscientizem do problema e façam a sua parte. Avalie ainda a possibilidade de ter novas fontes de renda e de renegociar suas dívidas.