Verônica Oliveira

Uma vida de projetos ou um projeto de vida?

Uma parte da equipe do Niterói Amor Mio
Uma parte da equipe do Niterói Amor Mio

O ato de planejar pode parecer por si só algo que soa como utópico. E ainda há quem diga que é a vida quem planeja, e não o homem. Mas, gostaria de falar sobre a beleza de tecermos projetos e conseguirmos levá-los a cabo, mesmo que, em alguns momentos, isso possa representar uma dor. Essa dor refere-se a uma impossível certeza de não alcançarmos o absoluto. Sim, mesmo assim, persistimos porque é um compromisso e uma meta que firmamos conosco e com os demais envolvidos nesse projeto.

Dada essa introdução queria falar do desafiador projeto “Niterói, Amor Mio!” realizado com o edital de ISS/IPTU, que em um curto período de janeiro a julho, consolidamos em três produtos: um livro, uma exposição e um book trailer. Todos apresentados aos niteroienses na culminância do dia 30 de agosto de 2023, no Theatro Municipal e na Sala Carlos Couto. Reger essa que pode ser considerada uma sinfonia, conciliando três trabalhos em um, com o envolvimento de 16 profissionais, foi um desafio a que nós: eu e Maria Gomes, apoiadas por Suzanne Iervolino, nos impusemos.

Divulgação

Não é que seja tão complexo, mas a escrita do livro (Cucina d´Amor) e as fotografias dos pratos e personagensestavam todos condicionados às entrevistas com as 21 famílias, assim como o book trailer só aconteceria, mediante essas entrevistas. Conciliar todas essas agendas, inclusive a do nosso grande chef Bruno Marasco, exigiu planejamento e um cronograma apertado, totalmentesujeito a intempéries. É quando entra o papel da minha amiga e parceira Maria Gomes. Como Suzanne dizia o tempo todo: “a maga das planilhas”. Risos à parte, foi assim que conseguimos chegar a um resultado.

Sempre digo que estou aprendendo uma máxima, a máxima de que fazer projetos é para os fortes, sobretudo, diante de recursos que não são nossos e dos quais precisamos prestar contas, que é o caso dos editais. Mas, vou te contar que é muito bom conseguir superar desafios e pensar que estamos, a todo momento, buscando o nosso contínuo desenvolvimento pessoal e profissional. Observei isso de perto, quando fui trabalhar na engenharia: uma jornalista em meio a projetos em H/h. Sem dúvida, um aprendizado.

O fato é que foi com a minha querida Maria que pudemos dar asas à nossa imaginação e buscar a realização dos nossos sonhos. Pensar, conceber, estruturar, acompanhar, recalcular rotas, acertar cronogramas e gerir pessoas para que houvesse uma perfeita culminância foi algo que nos propusemos a desenvolver em nossas vidas profissionais. Ela, uma administradora de uma importante instituição médica da nossa cidade. Eu, uma jornalista que se tornou uma escritora de alma e que sonha em transformar histórias em livros. Foi essa parceria que fez nascer o nosso amado “Niterói, Amor Mio” que cumpre agora a sua itinerância, chegando à Galeria La Salle, no UnilaSalle, pelas mãos da divina Angelina Accetta.

Uma honra estarmos nesse espaço de uma pessoa que reverencia as artes com tamanho respeito e que nos brinda com essa oportunidade de vivenciarmos tudo isso. Um genuíno “corredor das artes”, onde Angelina procura apurar o olhar de todos, inclusive, dos alunos dessa conceituada instituição de Niterói, que é o UnilaSalle, para a importância da arte em nossas vidas que circulam pelo espaço. E, de tabela, nos comprova que o melhor de tudo é podermos viver de projetos ou termos projetos de vida a serem concretizados.

Cucina d´Amor é um livro de receitas de vida e de távola dos imigrantes italianos”, escrito por Suzanne Iervolino, descendente de uma família italiana, que foi responsável, também, pelas entrevistas.

Suzanne estará autografando o Cucina d’ Amor, na Galeria La Salle, durante o evento, ocasião em que o livro poderá ser adquirido.

Um agradecimento especial aos artistas que vão nos brindar com o melhor dos seus talentos nessa noite comemorativa aos 150 anos da imigração italiana: Companhia Artística Cantata Diem, Centro de Dança Sasso e, por último, mas não menos importante, o Trio Viva Napoli, com o maestro Alexandre Prado, o tenor Carmine Marasco e o contrabaixista Francisco Nilson Martins, além do Chef Bruno Marasco, responsável pela gastronomia da noite que terá como surpresa uma receita do livro. E aos nossos patrocinadores: Maria Torres, Sterna Café e Printmill, e o apoio do restaurante da Carmine.

Esperamos por vocês lá! Será no dia 11 de abril, às 18h, na Galeria La Salle, que fica na rua Gastão Gonçalves, 79, em Santa Rosa, Niterói.