Agenda

A Tavola chega à Galeria La Salle, em Niterói

O convite da curadora da Galeria La Salle, Angelina Accetta, vai proporcionar que a exposição A Tavola possa alcançar novos públicos, com a história de 21 famílias de imigrantes da Itália.

Divulgação
Divulgação

O projeto “Niterói, Amor Mio!” segue na sua itinerância e, após estrear no Theatro Municipal de Niterói e na Sala Carlos Couto em agosto de 2023, aporta na Galeria La Salle no Unilasalle-RJ para uma temporada com a sua exposição A Tavola. A solenidade de abertura, marcada para o dia 11 de abril, às 18h, promete uma noite de muitas homenagens aos 150 anos de imigração italiana, com a presença do cônsul da Itália, Massimiliano Iacchini. Música, dança e gastronomia e o relançamento do livro “Cucina d’ Amor” vão tornar esse vernissage ainda mais especial.

Como reza a máxima italiana de que “a tavola non si invecchia” (“à mesa não se envelhece”), toda a concepção desse momento na Galeria será reunir italianos, descendentes e niteroienses para esse compartilhamento de “saberes e sabores”. Entre as atrações estão a Companhia Artística Cantate Diem, com o maestro Joabe Ferreira; o Centro de Dança Sasso, e o trio Viva Napoli, integrado pelo maestro Alexandre Prado, o tenor Carmine Marasco e Francisco Nilson no contrabaixo. 

Em meio a essa grande festa que celebra a italianidade de Niterói, os convidados poderão adquirir o livro “Cucina d’ Amor – Histórias e receitas dos italianos no Brasil” autografado por Suzanne Iervolino, autora da obra. O chef Bruno Marasco brindará a todos com a reprodução de umadas 21 receitas do livro: o spaghetti com Mollica. Ele aproveitará o momento para contar um pouco da história dessa iguaria italiana tão presente à mesa dos patrícios.

Um convite à mesa

E tudo isso arrematado pela exposição A Tavola, que ocupará a Galeria La Salle até o dia 15 de maio. Acuradoria de Wil Catarina e Bê Sancho permitiu “destacar” do Cucina d’ Amor, as emoções fotografadas por Adriana Oliveira de cada uma das 21 personalidades presentes nas páginas do livro. A fotógrafa também assina as imagens das 21 receitas presentes no livro, enquanto todo o resgate das fotografias antigas ficou a cargo de Dione Walace. A designer Ingrid Cariello assina o design de cada uma das placas da exposição.

Como bem destacou a curadora do La Salle e grande anfitriã da noite, Angelina Accetta: “cada imagem da exposição nos mostra uma família transformada pelo sonho além-mar. São histórias de imigrantes que trouxeram consigo suas tradições, culinária, música, dança e costumes que se enraizaram, especificamente em nossa cidade”. 

Cucina d’ Amor

São 192 páginas de muitas lembranças de famílias que fixaram residência em Niterói e ajudaram a escrever a trajetória da cidade, com sua disposição para o trabalho. São histórias combinadas com receitas que “falam” muito das tradições de cada uma delas. Tudo isso escrito por Suzanne Iervolino, que queria muito registrar histórias de seus descendentes, que migraram da Itália para o Brasil. A edição conta com o olhar apurado da editora, jornalista e escritora Verônica Oliveira, a frente da Texto & Café Comunicação e Editora.

O projeto “Niterói, Amor Mio!”

Inscrito no edital ISS/IPTU 2022, o projeto foi contemplado pela Prefeitura Municipal de Niterói (grande patrocinadora) e apoiado por empresas, como Unimed Leste Fluminense, Hospital Essencial, Unicred e Hospital de Olhos de Niterói.

Em um curto espaço de sete meses, uma equipe de 16 profissionais, que contou com a gestão Verônica Oliveira(editorial) e Maria Gomes (executiva), criou a tríade do projeto: livro, exposição e book trailer. Desde o início, pensou-se que o projeto não deveria se esgotar no período de conclusão do edital, daí a ideia de criar essa itinerância, passando por outros equipamentos públicos e privados da cidade e, quem sabe, alcançar o outro lado da Baía de Guanabara para mostrar as raízes vivas da Itália em Niterói.