É inegável que 2023 foi um ano desafiador. Seus reflexos foram sentidos na advocacia e em tantas outras áreas. Mas, se uma palavra pode nos definir enquanto seres humanos, a resiliência é minha preferida.
O mundo, por algumas vezes, direcionou seu olhar para a guerra, logo no início do ano, o que influenciou a economia do país, e ainda estamos presenciando uma tragédia lenta em Maceió.
O fato mais interessante deste ano talvez tenha sido a realização da 24ª Conferência Nacional da Advocacia, na cidade de Belo Horizonte, tendo sido considerado pelo “Guinness Book” o maior evento jurídico do mundo, com mais de 22 mil advogados e advogadas participantes.
Foi um ano de muitos acontecimentos para a advocacia, com o fortalecimento das atividades presenciais, como os cursos da ESA e palestras das Comissões.
Iremos iniciar o mês de janeiro com a esperança de um mundo fortalecido, especialmente para a advocacia, com a tecnologia cada vez mais abrangente na profissão. Em 2024, iremos vivenciar profundas transformações e crescimento acelerado do conhecimento, cobrando que profissionais das mais diversas áreas saiam de suas zonas de conforto. Muitos advogados, por exemplo, ainda permanecem focados nas práticas jurídicas tradicionais, utilizando modelos engessados e limitantes que, por vezes, dificultam a conquista de novos clientes e diminuem seu campo de atuação.
Neste ano precisamos investir em propostas para enfrentar o futuro com as necessárias ferramentas tecnológicas.
As atividades educacionais para atualização profissional são ótimas possibilidades diante das mudanças pelas quais o mundo jurídico passa todos os dias. As palestras, seminários e cursos, geralmente, trazem o que há de mais novo nesse universo, renovando as práticas da advocacia, e este é o papel da OAB Niterói, através da Escola Superior de Advocacia, a nossa ESA.
A sociedade se modifica e o Direito tem que acompanhar essa evolução. Vamos proporcionar à advocacia cada vez mais preparo, de modo que os profissionais tenham condições de enfrentar o futuro preparados para novos desafios.