Direito

Dia do Trabalhador: Lutas e Conquistas

Pedro Gomes – Presidente da OAB Niterói

Divulgação
Divulgação

Quando pensamos em trabalhadores, precisamos pensar em todas as lutas que resultaram em grandes conquistas, como por exemplo, 13º salário, férias remuneradas, salário-mínimo, redução de jornada de trabalho (44 horas semanais), seguro-desemprego, FGTS, licenças maternidade e paternidade, entre outros direitos sociais e trabalhistas, assegurados na CF/88.

Estas conquistas e direitos adquiridos são resultantes da resistência e esforços de trabalhadores brasileiros, os quais, ao longo de décadas, têm enfrentado diversas dificuldades e limitações.

Considero o Direito do Trabalho, o direito mais social que temos no Brasil, pois quando falamos de trabalho tocamos em sonhos, em família e desejos, tanto pelo lado do trabalhador como pelo lado do empregador.

Neste ano completo 22 anos de atuação na Justiça do Trabalho, e ao longo deste período constatei as lutas e as manifestações em defesa dos trabalhadores e a conscientização da sua importância.

O trabalhador é responsável por movimentar toda a economia como indispensável fator de produção, é fonte de renda, de consumo, tributação e investimento, contribuindo expressivamente para o desenvolvimento das nações, devendo ser tratado com dignidade e honra.

Desejo a todos os trabalhadores, inclusive à advocacia, sucesso em todas as demandas!