Carnaval 2024

Carnaval: Doutores da Alegria animam as crianças de hospital em Niterói

Foto: Alex Ramos

Secretaria Municipal de Saúde reforça que iniciativas deste tipo sempre têm resultado positivo com os pacientes

Os Doutores da Alegria, conhecidos pelo trabalho humanitário, utilizaram suas habilidades artísticas para animar e entreter os pequenos pacientes do Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, em Niterói. O grupo levou um pouco das festividades do carnaval para proporcionar momentos de descontração e diversão para as crianças hospitalizadas, transformando o ambiente em um espetáculo de alegria.

    Foto: Alex Ramos
    Foto: Alex Ramos
    Foto: Alex Ramos
    Foto: Alex Ramos

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, explicou que ações como essa têm um resultado muito positivo. “Desenvolver esse tipo de iniciativa proporciona acolhimento, aumentando o vínculo dos profissionais com as crianças e suas famílias, o que é fundamental para o resultado do trabalho assistencial”, explicou a secretária.

 

Um dos pacientes que receberam a visita foi Rafael Henrique Ribeiro de Paula, de cinco anos, que interagiu bastante com os Doutores da Alegria”. O pai dele, Ronald Barreto de Paula, elogiou a iniciativa.

“Não imaginava passar o carnaval dentro do hospital, mas já que será necessário, é bom que seja nesse clima de descontração que os Doutores da Alegria proporcionam com o trabalho divertido que eles fazem. O Rafael ficou todo feliz. Isso faz toda a diferença”, afirmou Ronald Barreto de Paula.

A diretora do Hospital Getulinho, Elaine Lopez, ressaltou a relevância da iniciativa. “Faz muito tempo que cuidar da saúde deixou de ser consultas, medicamentos e procedimentos. Há o afeto com essas doses de alegria. É um momento de fragilidade, e de muito medo da hospitalização e isso ajuda no cuidado. E o que procuramos promover aqui no Getulinho”, contou a diretora.

Doutores da Alegria: é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Desde 1991, atuam com profissionais formados em Artes Cênicas e com experiência na linguagem do palhaço.

Hospital Getúlio Vargas Filho (Getulinho): foi o primeiro hospital pediátrico do estado, inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas em 1954. Municipalizado em 1992, hoje é uma instituição da rede municipal de Saúde da Prefeitura de Niterói, dedicada ao atendimento de crianças. Oferece serviços médicos especializados e cuidados de qualidade, com emergência aberta, centro cirúrgico, UTI pediátrico e atendimento ambulatorial. Referência na Região Metropolitana, o hospital tem uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, infraestrutura moderna e tecnologia de ponta. Além do compromisso com a saúde infantil, o Getulinho se destaca por promover ações humanizadas que visam o bem-estar emocional dos pacientes através de iniciativas como o Projeto Polvo, Cirurgia Sem Medo, Doutores da Alegria, entre outros.

To Top