Notícias

Niterói bate recorde histórico de volume de chuva

Ruas em diversos bairros ficaram alagadas
Ruas em diversos bairros ficaram alagadas

As fortes chuvas que atingem Niterói chegaram ao ponto mais alto na noite deste sábado (13), quando a cidade teve o maior registro de chuva em uma hora desde que a medição é feita pelo município. A chuva chegou a 120,2 milímetros no período de uma hora, o que representa mais de 80% do volume esperado para todo o mês de janeiro. (Veja fotos e vídeos aqui)

Numa escala comparativa, os municípios brasileiros adotam as seguintes medidas: chuva fraca: abaixo de 5,0 mm/h; chuva moderada: entre 5,0 e 25 mm/h; chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h; e chuva muito forte: acima de 50,0 mm/h.

Niterói entrou em estágio de alerta máximo às 2h15 deste domingo. Este é o quarto em uma escala de quatro estágios, de acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia. Nas últimas horas, foram acionadas as sirenes das comunidades do Morro do Estado, Morro da Penha, Boa Vista, Jurujuba, Cavalão, Preventório, Travessa Beltrão e Morro do Palácio.

Mais de 350 agentes da Prefeitura de Niterói estão atuando nas ruas para mitigar os impactos da chuva, entre operadores da NitTrans, equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), da Defesa Civil, da Assistência Social e Samu.

A Defesa Civil recomenda que os niteroienses evitem deslocamentos. As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar. E caso a sirene de sua localidade seja acionada, siga imediatamente para os pontos de apoio já estabelecidos, residências de familiares ou amigos localizados em locais seguros.

A Defesa Civil pede que a população acompanhe os canais de comunicação da Prefeitura de Niterói. O Município conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. O Twitter (https://twitter.com/NiteroiPref) está sendo atualizado com boletins das chuvas.