Notícias

Tartaruga é encontrada morta com casco rachado em Niterói; vídeo

Reprodução Redes Sociais | Vídeo abaixo
Reprodução Redes Sociais | Vídeo abaixo
14 de nov de 2023 às 20:19 | Atualizado 20:57

Uma tartaruga foi encontrada morta com o casco rachado, ao lado da Estação Praça Arariboia, das Barcas, no Centro de Niterói. Em um vídeo que circula nas redes sociais, na tarde desta terça-feira (14), é possível ver o estado do animal. De acordo com o Projeto Aruanã, que atua no monitoramento de tartarugas marinhas, o recolhimento do animal é feito por um outro projeto, parceiro do Aruanã, o Projeto de Monitoramento de Praias, e já foi acionado. (Vídeo abaixo)

“Esse registro trata-se de uma tartaruga-cabeçuda, espécie comum em nosso litoral, apesar de ser pouco vista dentro da Baia de Guanabara, já que o ambiente que ela utiliza como área de alimentação costuma ser menos próximo da costa. Por se tratar de um animal morto, já em estágio avançado de decomposição, possivelmente entrou na Baía de Guanabara através das correntes marinhas. A abertura presente no casco é fruto da decomposição do animal, que durante o processo vai criando gases que faz com que as partes do corpo se desfaçam, assim como a pele. O Projeto Aruanã recebeu o registro de diversas fontes diferentes e nós cadastramos em nosso banco de dados como registros provenientes da Ciência Cidadã. Esse é um programa que o Projeto Aruanã possui para identificar áreas de ocorrência tanto de animais vivos quanto mortos. O recolhimento do animal é feito por um outro projeto, parceiro do Aruanã, o Projeto de Monitoramento de Praias, que já foi acionado.” informou o Projeto Aruanã.

Ainda de acordo com o Projeto Aruanã existe a possibilidade do animal ter se chocado com algum objeto, entretanto, existem também outras diversas possíveis causas, inclusive naturais, mas o projeto explicou que a abertura em cima do casco é causado pela decomposição, e informou que para que fosse possível determinar a causa da morte, o animal precisaria estar em um estágio menos decomposto.