Cidade

Prefeitura assina acordo de cooperação com OAB Niterói

Foto: Lucas Benevides

Objetivo é conhecer e mapear focos de trabalho voluntário na cidade

O prefeito de Niterói, Axel Grael, assinou nesta terça-feira (14) um acordo de cooperação com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB- Niterói) para realização de consulta pública sobre a cultura de voluntariado na cidade. O objetivo da consulta “Trabalho Voluntário e participação social em Niterói” é conhecer e mapear os focos de trabalho voluntário, considerando a relevância que essas ações possuem.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Participação Social (SEMPAS) e a Comissão do Terceiro Setor da OAB Niterói e busca mapear informações sobre a participação em Organizações Sem Fins Lucrativos (ONGs) para fortalecer, ainda mais, as ações que acontecem no município.

“Essa união de forças com a OAB é muito importante. Queremos trazer todo esse movimento para perto da Prefeitura e oferecer apoio para as diversas instituições que, muitas vezes, não sabem como proceder para conseguir aprovar um projeto”, afirmou o prefeito.

A primeira-dama e coordenadora voluntária do programa Niterói Solidária, Christa Vogel Grael, ressaltou o apoio da OAB para dar respaldo às ONGs que querem atuar na cidade.

“Avançamos muito com esse acordo. O auxilio jurídico e de contabilidade vai acelerar processos. Muitos recursos públicos não são usados pelo terceiro setor porque, muitas vezes, as organizações não sabem as regras para apresentar projetos”, detalhou.



Para o presidente da OAB Niterói, Pedro Gomes, o papel da instituição é, justamente, auxiliar o poder público. “Temos que trabalhar de forma conjunta, orientar as ONGs em como investir o dinheiro público e fazer com que ele seja gasto em Niterói. Essa parceria só vai trazer bons frutos para a sociedade”, disse.

A consulta pública está aberta na plataforma Colab (https://consultas.colab.re/voluntariado). Os objetivos são mensurar o universo de voluntários na cidade de Niterói, entender a disposição e participação dos voluntários em suas atividades, avaliar a percepção dos voluntários sobre temas relacionados ao voluntariado e à importância das organizações não-governamentais na cidade.

To Top
// Infinite Scroll $('.infinite-content').infinitescroll({ navSelector: ".nav-links", nextSelector: ".nav-links a:first", itemSelector: ".infinite-post", loading: { msgText: "Loading more posts...", finishedMsg: "Sorry, no more posts" }, errorCallback: function(){ $(".inf-more-but").css("display", "none") } }); $(window).unbind('.infscr'); $(".inf-more-but").click(function(){ $('.infinite-content').infinitescroll('retrieve'); return false; }); if ($('.nav-links a').length) { $('.inf-more-but').css('display','inline-block'); } else { $('.inf-more-but').css('display','none'); } // The slider being synced must be initialized first $('.post-gallery-bot').flexslider({ animation: "slide", controlNav: false, animationLoop: true, slideshow: false, itemWidth: 80, itemMargin: 10, asNavFor: '.post-gallery-top' }); $('.post-gallery-top').flexslider({ animation: "fade", controlNav: false, animationLoop: true, slideshow: false, prevText: "<", nextText: ">", sync: ".post-gallery-bot" }); });