Cidades

Remodelação da rotatória de Camboinhas começa a ser vista

Foto: Lucas Benevides
Foto: Lucas Benevides
Além de duas pontes o espaço ganhará área de convivência, parcão, ponto de ônibus, bicicletário e nova arborização além de melhorar a mobilidade urbana da Região Oceânica

Os moradores de Niterói ganharão de presente, no aniversário da cidade, no próximo dia 22 de novembro, uma obra sustentável que, além de ser um espaço de convivência, terá, em sua segunda etapa, com previsão de entrega para dezembro, um impacto muita positivo na mobilidade da Região Oceânica: a nova rotatória de Camboinhas. Nesta quarta-feira (08), o prefeito Axel Grael e o ex-prefeito e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves, vistoriaram as obras de remodelação.

“Fizemos mais uma vistoria nesta obra que vai resolver a questão da de tanto tempo nos acessos de trânsito em direção a Piratininga e Camboinhas. Com essa solução que a Prefeitura de Niterói deu para a área, o local, além de ganhar uma linda praça, posteriormente terá uma melhora na parte viária que irá minimizar consideravelmente o trânsito no local. É uma entrega muito importante para a cidade”, afirmou o prefeito Axel Grael.

De acordo com o executivo, a primeira parte da obra, que será a praça e a área de ponto de ônibus, será entregue no dia 22. A parte viária, que está em fase de finalização, será entregue no mês de dezembro. O espaço de convivência ganhará o nome do ambientalista Stuessel Amora, que foi fundador da Sociedade de Pró-Preservação Urbanística e Ecológica de Camboinhas (Soprecam), que presidiu até 2014.

Foto: Lucas Benevides
Foto: Lucas Benevides



Foto: Lucas Benevides



Projeto Rotatória Camboinhas

As estruturas das duas pontes que compõem o projeto já estão finalizadas e passam pelo Canal de Camboatá. Também já foi demarcada parte da ciclovia, que terá conexão com o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis. “Essa obra vai melhorar muito o fluxo na região. Essa obra foi pensada no plano de mobilidade urbana que fizemos em 2019, prevendo investimentos para melhorar a circulação. Tiramos do papel o túnel Charitas-Cafubá e a infraestrutura segue sendo uma prioridade do governo Axel”, disse o ex-prefeito e secretário Executivo, Rodrigo Neves.

Outro serviço em andamento é a pavimentação das calçadas no entorno do canteiro de obras. As equipes também trabalham na praça central e num dos pontos de ônibus que ficarão no local, assim como na praça e no “parcão” para cães.



Para este mês será entregue a primeira das três etapas da obra, com a conclusão da ponte de saída do bairro interligando a Avenida Professor Florestan Fernandes com a Avenida Almirante Tamandaré, da praça central e do parcão, e também do trecho da ciclofaixa que fará conexão de Camboinhas com o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis.

O investimento total nas obras é de R$ 15,8 milhões. O projeto também prevê uma estação de ônibus, nos mesmos moldes das estações da Transoceânica, além de área de convivência, bicicletário, arborização e iluminação.



A nova rotatória de Camboinhas irá modernizar as vias de entrada e saída do bairro, permitindo um fluxo maior de veículos, otimizando o serviço de transporte público e incentivando o uso da bicicleta como meio de locomoção, além de garantir mais segurança e comodidade aos transeuntes. Participaram ainda da vistoria os secretários de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Dayse Monassa, e de Obras e Infraestrutura, Vicente Temperini; o coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões; o presidente da NitTrans, Gilson Souza, e o subsecretário de Urbanismo e Mobilidade, Fabricio Arriaga, dentre outros.