Cidades

Niterói anuncia mudanças na visitação à Ilha da Boa Viagem

fimr0268
Foto: Lucas Benevides

A Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) mudará, a partir da próxima sexta-feira (27), o sistema de agendamento da visitação à recém-reinaugurada Ilha da Boa Viagem, patrimônio histórico de Niterói. A partir da mudança, as inscrições serão feitas semanalmente.

Quem agendar de 2 a 30 de novembro terá direito a reagendamento, em caso de cancelamento por parte da Neltur. Neste caso o inscrito receberá, no próprio e-mail, um link para realizar seu reagendamento, que deverá ser feito numa das datas disponíveis para a semana seguinte àquela que foi marcada, além da Neltur enviar mensagem de confirmação com a nova data.

Segundo o presidente da Neltur, André Bento, a ação é uma forma de pensar em cada detalhe para que turistas e visitantes possam ter seu acesso garantido e também ordenado àquele local, que além de ser preservado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é um dos pontos turísticos de Niterói mais procurados no momento.

“A Prefeitura de Niterói trabalhou muito com o IPHAN no intuito de restaurar esse patrimônio da cidade. E como membro do Comitê Gestor da Ilha, à frente do trabalho de fomento ao turismo de Niterói penso que é um grande privilégio saber que possuímos um local tão cheio de história, religiosidade, detalhes geológicos muito particulares, formando assim um dos melhores lugares para se conhecer na cidade. Daí se justifica essa procura toda, com uma demanda imensa atualmente, ao abrirmos o agendamento de visitação para o mês de novembro, em apenas 48h esgotaram-se todos os horários de visitação”, explicou.



Além de André Bento, como Presidente, fazem parte do Comitê Gestor da Ilha da Boa Viagem, André Diniz, Secretário Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa; Rafael Robertson, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Sustentabilidade e o Cel. Paulo Henrique Moraes, Secretário de Ordem Pública.

Resumo das Mudanças

Quer visitar a Ilha da Boa Viagem? Se liga nas novas regras para o agendamento! O sistema de agendamento das visitações à Ilha da Boa Viagem foi ajustado.

A partir desta sexta-feira (27/10):

– As inscrições seguem com realização somente pelo site www.visit.niteroi.br;

– As inscrições serão feitas semanalmente. Toda sexta-feira serão abertas para a semana seguinte;

– Em caso de cancelamento por parte da Neltur, o inscrito receberá, no próprio e-mail, um link para realizar seu reagendamento, que deverá ser feito numa das datas disponíveis para a semana seguinte àquela que foi marcada;

– Terão direito ao reagendamento os inscritos para as visitações a partir do dia 02/11;

– A Neltur enviará mensagem de confirmação com a nova data;

– Nos últimos domingos de cada mês, haverão apenas visitas no turno da tarde, às 13h e 15h.

Ilha da Boa Viagem

Uma ilha, muitas vocações. Localizada na costa este da Baía de Guanabara, tombada pelo IPHAN em 1938, a Ilha da Boa Viagem, desde o século XVII, tem sido utilizada com os mais diversos intuitos.



A princípio, acolheu atividades religiosas e de cunho militar. Em meados da primeira década do século XX, foi concedida à Associação Protetora dos Homens do Mar que, nela, vislumbrou construir um posto de salvamento. No final dos anos 1930, na bela ínsula, se instalou um grupo de escoteiros e um campo escola do movimento. Sediou, ainda, eventos esportivos, atividades de turismo, passeios diversos, cerimônias cívicas e espetáculos artísticos. Suas instalações já ruíram e foram reconstruídas diversas vezes.

Restauro e reabertura

A Ilha da Boa Viagem em Niterói está reaberta ao público. Depois de um ano e meio de obras minuciosas para recuperação de toda infraestrutura do local, com investimentos de R$ 5,5 milhões, a Prefeitura de Niterói entregou, em setembro deste ano, o novo equipamento turístico da cidade completamente restaurado. As intervenções recuperaram as edificações da capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, o fortim e o casarão conhecido como castelo. Parte do patrimônio arquitetônico histórico de Niterói, a Ilha da Boa Viagem é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e agora pode ser conhecida por moradores e turistas em visitas previamente agendadas.

A cerimônia de abertura teve uma missa na capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, com apresentação de jovens músicos do Projeto Aprendiz, além do lançamento da exposição “Boa Viagem – Uma Ilha Cercada de Histórias”, que reúne cerca de 30 fotos e objetos que registram a memória do local. O prefeito Axel Grael destacou que o local agora integra oficialmente o circuito de equipamentos turísticos da cidade.



O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou o esforço do município para recuperar a Ilha da Boa Viagem. “Este é um espaço histórico e cultural de Niterói que, durante muitas décadas, esteve fechado à visitação pública. Nós, depois de muita luta e muito esforço, superamos dificuldades com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e com a SPU (Secretaria de Patrimônio da União), que deram contribuições importantes. A gente contratou um belo projeto. Fizemos uma obra que está sendo elogiada por todos. Acho que Niterói merece essa ilha recuperada e à disposição da população”, explicou Axel Grael.

História da Ilha – A história da Ilha da Boa Viagem começa em 1650 com a construção da Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem. A capela foi destruída durante a invasão francesa de 1711 e reconstruída em 1780, em estilo neoclássico. Registros históricos apontam o ano de 1702 como marco do início da construção do fortim, que tinha entre cinco ou seis peças de artilharia. Já o casarão, conhecido como castelo, foi construído na década de 1940 e abrigou a sede dos Escoteiros do Mar.

Além da vocação religiosa, o monumento foi historicamente destinado para fins militares. A visão privilegiada da Baía de Guanabara tornou a ilha parte do antigo sistema defensivo brasileiro.



O secretário municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, André Diniz, ressaltou a importância histórica da Ilha da Boa Viagem. “Pela primeira vez, o niteroiense vai ter acesso pleno à ilha. A ilha era do governo federal. A Prefeitura brigou muito para que ela viesse para o município. Para que a gente pudesse reformar e entregar à população esse patrimônio histórico. A ilha conta a história dos povos originários e da afrodescendência. A ilha conta a história da Guanabara, da fauna e da flora, da urbanização de Niterói e do Rio de Janeiro. A ilha conta a história da colonização portuguesa, porque tem o braço militar e o braço religioso. Abrir a ilha é contar um pouco da história do país através de Niterói”, afirmou André Diniz.

O presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), André Bento, reforçou o interesse da população em conhecer a Ilha da Boa Viagem. “A Prefeitura consegue hoje entregar esse patrimônio para as pessoas, tanto para os moradores como para os visitantes, que vão ter a oportunidade de conhecer a ilha com uma visitação guiada. Até agora a gente está com o próximo final da semana todo reservado. Vamos abrir para o próximo mês. É importante ficar atento ao site Visite Niterói BR, às redes sociais da Neltur e da Prefeitura para não perder a chance de se cadastrar para conhecer essa beleza de Niterói”, disse André Bento.



O arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, celebrou a missa de reabertura da Ilha da Boa Viagem. Ele não escondeu a satisfação de participar de um momento tão importante para a cidade. “É uma alegria podermos reinaugurar esta antiga Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem com uma tradição bonita. Havia uma imagem fora da igreja e todos que passavam de barco paravam e faziam a sua veneração à Virgem Maria para prosseguir. É um momento de voltar às celebrações eucarísticas. Que as pessoas possam, com a devoção à Senhora da Boa Viagem, viver um momento de fé, de comunhão e de alegria”, declarou Dom José Francisco.

ilha da boa viagem semana de inauguraÇao 124
Foto: Lucas Benevides
fimr0268
Foto: Lucas Benevides



ilha da boa viagem semana de inauguraÇao 149
Foto: Lucas Benevides
img 0595
Foto: Lucas Benevides



whatsapp image 2023 09 23 at 10.21.51
Foto: Lucas Benevides
fimr0263
Foto: Lucas Benevides
ilha da boa viagem semana de inauguraÇao 126
Foto: Lucas Benevides