Opinião

Município do Rio retornou ao Estágio de Mobilização

As ações desta segunda-feira (23), foram classificadas como terroristas pelo governo do Rio e geraram um prejuízo de cerca de R$ 30 milhões para as empresas de ônibus da cidade do Rio.
As ações desta segunda-feira (23), foram classificadas como terroristas pelo governo do Rio e geraram um prejuízo de cerca de R$ 30 milhões para as empresas de ônibus da cidade do Rio.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que cidade do Rio retornou ao Estágio de Mobilização desde às 23h15 de ontem (segunda-feira) em função de ataques a ônibus e a uma composição de trem em vias da Zona Oeste da cidade.

Neste momento, a operação do BRT Transoeste está normalizada, segundo a MobiRio. Já a Rio Ônibus esclarece que 80% da frota está normalizada na Zona Oeste. A Avenida Cesário de Melo ainda possui faixas de rolamento interditadas em alguns trechos.

O município estava em Estágio de Atenção desde às 18h40 desta segunda-feira. O Estágio de Mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade.

A morte de um miliciano desencadeou o verdadeiro caos na Zona Oeste do Rio nesta segunda-feira (23). Os criminosos, em uma ação sem precedentes, ordenaram a queima de ao menos 36 ônibus e 1 trem na região, estabelecendo um novo recorde de coletivos incendiados na história da cidade, de acordo com o Rio Ônibus. Um menino de 10 anos foi baleado de raspão no joelho, foi levado à UPA de Paciência e já teve alta.

O governador do RJ, Cláudio Castro (PL), afirmou nesta segunda-feira (23) que 12 pessoas foram presas por “ações terroristas” após atearem fogo em pelo menos 36 ônibus. Um trem da SuperVia também foi incendiado.

Recomendações da Prefeitura do Rio:

  • Siga sua rotina, mas fique atento;
  • Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR;
  • Baixe o aplicativo do COR.Rio, disponível para Android (http://bit.ly/appcor_android) ou iOS (http://bit.ly/appcor_ios )
  • Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).