Cidades

Ventos ultrapassaram 60km/h em Niterói; há registro de 40 quedas de árvores

img 6077
Fotos e vídeos: cidadedeniteroi.com

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói informou que a cidade entrou em estágio de atenção às 19h10 desta quinta-feira (05/10), devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A velocidade dos ventos chegou a 61 Km/h na região da Baía de Guanabara. A Prefeitura de Niterói está com um efetivo de mais de 2 mil funcionários da Defesa Civil, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Assistência Social, Clin, Administrações Regionais e Nittrans trabalhando desde a noite de ontem nas ruas da cidade. Até o momento há registro de 40 quedas de árvores. (Vídeos abaixo)

Umas das regiões que chamaram mais atenção para o cenário de destruição foi a Praça da Cantareira, onde árvores caíram e destruíram três carros, ninguém ficou ferido. Na Praça Arariboia o cenário para quem passa por lá nesta manhã de sexta-feira também é de destruição, uma árvore caiu por cima da cabine da Guarda Municipal. No Fonseca e em Icaraí diversas árvores também caíram. Em diversos pontos da cidade moradores relatam ainda falta de luz, na manhã desta sexta. O bairro da Ponta D’areia se encontra com boa parte das residências sem luz. A Enel diz que dobrou o efetivo.

Durante a tempestade na noite desta quinta-feira (05), um verdadeiro caos se instalou na cidade, diversos estabelecimentos comerciais tiveram vidros e portas quebradas. Em frente ao Plaza, a rua alagou e o vento assustou provocando estragos, galhos e placas sofreram os impactos. Transformadores estouraram em diversos bairros. A Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, ficou alagada. A Rua Dr. Sardinha, em Santa Rosa virou um rio. Uma sala de aula em uma faculdade no Centro teve a janela arrancada. Em Charitas um carro capotou, não há informações de feridos. A Alameda, no Fonseca, registrou alagamento nos dois sentidos da via. Na Rua São Sebastião, que liga o Ingá ao Centro, uma árvore caiu. Na estação das Barcas, parte do forro do teto desabou. Na Ponte Rio-Niterói, motoristas enfrentaram dificuldades na travessia. A chuva forte atingiu toda extensão da via.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve reunido com as equipes na manhã desta sexta-feira (6). “Nossa Defesa Civil entrou em atenção por volta de 19h10 e pouco depois tivemos uma chuva muito intensa, com cerca de 43% da chuva que se espera para todo o mês de outubro. Estamos mobilizados desde ontem quando emitimos o estágio de alerta para a cidade. Também tivemos ventos muito fortes. Foi registrado cerca de 61 km/h no entorno da Baía de Guanabara. Temos cerca de 2 mil pessoas de vários órgãos de defesa atuando no atendimento das emergências em função dessas condições bastante severas para que a gente leve a cidade à normalidade o mais rápido possível”, disse o prefeito está em contato com a concessionária Enel para cobrar o estabelecimento do fornecimento de energia em pontos da cidade que ainda estão sem luz.

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informou que os maiores acumulados pluviométricos, em 24h, foram registrados no Cavalão (47,6 mm), Maceió (41,6 mm), São Francisco (40,8 mm), Pé Pequeno (36,2 mm), Travessa Beltrão (34,2 mm) e Bairro de Fátima/Morro do Estado (33,0 mm). Em 1h, choveu, em Niterói, o equivalente a cerca de 43% do previsto da média climatológica para todo o mês de outubro.

Núcleos de chuva atuam sobre a cidade de Niterói. Permanece a previsão de pancadas de chuva moderada a forte, acompanhada de raios nas próximas horas. Para a noite de sábado e madrugada de domingo, há previsão de chuva forte com rajadas de vento.

A Umei Denise Mendes Cardia e a Escola Municipal Anísio Teixeira, ambas em São Domingos, estão fechadas nesta sexta-feira (6). A Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, na Ponta d’Areia, terá algumas turmas liberadas na parte da tarde.

Orientações à população

A Defesa Civil orienta que, em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, a população deve evitar ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.

Prevenção

A Defesa Civil orienta que a população evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos. Além disso:

  • – Os moradores de áreas de riscos devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros.
  • – As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.
  • – Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.

Estágios

A Defesa Civil trabalha com quatro estágios operacionais: Vigilância (normal), Atenção, Alerta e Alerta Máximo, que se referem às condições meteorológicas. Cada estágio possui medidas e protocolos que devem ser adotados pela Defesa Civil, órgãos públicos e pela população que vão do monitoramento até a evacuação de pessoas em áreas de risco.

Informações

A população pode ligar para 199 ou 2620-0199 em caso de emergências. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.

Sistema Municipal de Defesa Civil

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia tem 128 Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) e mais de 2400 voluntários pela cidade. O sistema de monitoramento conta, atualmente, com 46 pluviômetros, sendo 30 de operação da secretaria e 16 do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e 37 sirenes espalhadas pelas comunidades, com alcance de mais de 120 mil pessoas. Além disso, a Secretaria conta com cerca de 30 pontos de apoio para a população nos casos de acionamento de sirene e riscos de deslizamentos e desabamentos que podem ser consultados por meio do aplicativo Alerta DCNit, no ícone sirenes – pontos de apoio.













019091091uff
Prédio da Comunicação Social da UFF ficou alagado, após a chuva. Foto: Reprodução









f7tvetqwwaeqnrr
Em frente ao Plaza Shopping a vitrine da Tok&Stok quebrou.
588c6937 341e 40d3 8e4e 4fec31387e35
Na Cantareira uma árvore caiu.





img 6034
Na Praça Arariboia uma árvore caiu em cima da cabine da PM. Reprodução.
f7tixecxmaahpwu
19h59: Capotamento na Av. Pref. Silvio Picanço, em Charitas, na altura do número 463, sentido São Francisco. Faixa da esquerda interditada. Fluxo intenso no local.





f7trzh7wyaaavlw
Uma sala de aula em uma faculdade no Centro teve a janela arrancada.







7cc96f38 2c6b 4f38 9a7a 48b5b885fd4d
Motociclista enfrenta o perigo e segue pela contramão na Rua Herotides de Oliveira completamente alagada.