Notícias

Prêmio: População tem até amanhã para votar em Niterói

niteroi mac cidade 8
Foto: Arquivo / Alex Ramos

A população pode ajudar Niterói a receber mais um prêmio. Até amanhã, 12 de setembro, é possível votar no case “Colaboração na Gestão da cidade através do Colab e das redes sociais” pelo link https://participate.oidp.net/processes/award2023/f/280/proposals/3242.  A Prefeitura de Niterói está entre as finalistas do prêmio de melhor prática de participação cidadã do Observatório Internacional de Participação Democrática (OIDP) e é uma das únicas cidades brasileiras a aparecer na lista de finalistas e concorre com dezenas de outros selecionados de todas as partes do mundo. Os vencedores serão apresentados no Congresso que acontece em novembro. Niterói concorre ao prêmio na “Cidadania”.

Para votar é preciso se cadastrar e escolher Niterói com o case “Colaboração na Gestão da cidade através do Colab e das redes sociais”. A votação é feita pelo link https://participate.oidp.net/processes/award2023/f/280/proposals/3242. A cidade concorre ao prêmio na categoria Cidadania. No site da prefeitura há também um banner com mais informações sobre o prêmio e também um passo a passo para que as pessoas saibam como votar corretamente.

“Contamos com a mobilização e ajuda da população que, há muitos anos colabora com a gestão municipal, através das redes e do Colab, para um bom resultado nessa votação”, diz Fernando Stern, coordenador de comunicação digital e relacionamento com o cidadão de Niterói.

Colab – A parceria entre a Prefeitura e o Colab iniciou em 2013 e passou por um período de testes. No ano seguinte, a plataforma começou a ser usada oficialmente. Atualmente, o Colab conta com 170 mil cidadãos cadastrados, uma proporção muito alta, considerando que Niterói possui cerca de 500 mil habitantes. Desde a implantação da plataforma, a prefeitura já registrou mais de 158 mil solicitações de cidadãos. Foram 28.500 cadastros em 2021, 39.200 em 2022 e, em apenas seis meses de 2023, já são 27.532 solicitações registradas.

Na plataforma, já foram realizadas mais de 50 consultas públicas junto a população sobre os mais variados temas relacionados a Niterói, somando quase 100 mil participações. Além das consultas, o aplicativo também é usado para o agendamento da vacinação contra a Covid-19.

Durante a pandemia, essa ferramenta evitou que a pessoa ficasse muito tempo em filas, reduzindo sua espera nas unidades de saúde e diminuindo, também, o tempo de exposição ao vírus.

A Prefeitura também usa o Colab no balcão de atendimento presencial de suas Administrações Regionais, que recebem cidadãos em suas unidades e realizam vistorias nos bairros. Para isso tudo funcionar, é preciso envolvimento e prioridade de todos os órgãos da gestão municipal. Hoje são 264 servidores capacitados operando a plataforma, recebendo e respondendo às demandas dos cidadãos.