Notícias

Detran RJ abre curso gratuito de atualização de mototaxistas

imagem noticia (2)
Divulgação/DetranRJ

O Detran.RJ abre, nesta segunda-feira (28/8), a partir de 10h, as inscrições para o curso gratuito de atualização de mototaxistas, destinado aos condutores que já possuem o curso regular e estão perto do prazo de vencimento (cinco anos), ou até mesmo com o curso já vencido.

São oferecidas 30 vagas, com aulas ministradas nos dias 4 e 5 de setembro. As aulas acontecerão no período da tarde, das 13h às 17h30. Ao todo, serão dez horas de curso, sendo sete horas de aulas teóricas e três horas de aulas práticas. As inscrições são feitas pelo site do Detran.RJ (www.detran.rj.gov.br).

As aulas teóricas serão ministradas no dia 4/9, no 14º andar do edifício-sede do departamento, na Av. Presidente Vargas, 817, no Centro do Rio. Já as aulas práticas acontecerão no dia 5/9, no posto Gov. Marcello Alencar, que fica na Estr. de Tubiacanga, s/n – Ilha do Governador.

Como se inscrever:

  1. Para se inscrever, o condutor deve acessar o site do Detran.RJ, clicar em “Educação”, depois em “Escola Pública de Trânsito (EPT)”.
  2. Após essa etapa, clicar em “Inscrições” e preencher o formulário de inscrição.
  3. Após a inscrição, o interessado receberá um número de protocolo. Deverá guardar o número, pois ele servirá na confirmação da sua inscrição. O Detran.RJ avaliará se o candidato apresenta todos os requisitos estabelecidos.
  4. A inscrição deverá ser confirmada no dia seguinte ao preenchimento do formulário, por meio do botão “Confirmação”, na página inicial da Escola Pública de Trânsito (EPT). Com a inscrição confirmada, a pessoa comparece ao primeiro dia de aula munido da cópia da sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), junto ao documento original.

Os requisitos para a matrícula são os seguintes:

  • a) Ter 21 anos de idade ou mais;
  • b) Estar habilitado há no mínimo dois anos na categoria A;
  • c) Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir e cassação da CNH decorrente de crime de trânsito;
  • d) Apresentar original do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo no nome próprio ou o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em nome do proprietário (caso o aluno não seja o proprietário da motocicleta) mais autorização para utilização do veículo no curso.