Política

A Maldita também faz história política

Mario Sousa é jornalista e escritor.

Rodrigo Neves e Jorge Roberto Silveira no lançamento do filme "Aumenta que é rock’n’roll".
Rodrigo Neves e Jorge Roberto Silveira no lançamento do filme "Aumenta que é rock’n’roll".

A Rádio Maldita, que fez história nos anos de 1980, pela sua ousadia, transgressão e originalidade ao revelar dezenas de grupos de rock (alguns deles ainda no topo do sucesso), está fazendo história também na política.

Como? Vamos já explicar. O filme “Aumenta que é rock’n’roll”, baseado no livro “A Onda Maldita” de Luiz Antonio Mello, retrata com beleza, cenas romanceadas, profissionalismo, humor e, de forma instigante, como foi a criação da Maldita e as superações diárias para manter a rádio no ar.

No Cine Planet no shopping Multicenter Itaipu, Região Oceânica de Niterói, onde foi o lançamento do filme, teve a presença de todo o elenco, diretor, produtora, amigos e ex-funcionários da rádio, além do protagonista Luiz Antonio Mello, criador da Maldita, várias personalidades da cultura e da política e do prefeito Axel Grael.

Mas a curiosidade, a especulação, os comentários nos bastidores políticos, ficou mesmo por conta das presenças dos ex-prefeitos Jorge Roberto Silveira e Rodrigo Neves. Nada demais, afinal Jorge é amigo pessoal de Luiz Antonio Mello, que foi presidente da FAN na sua gestão como prefeito, num governo que elevou o patamar da cultura na cidade em nível internacional. Já Rodrigo Neves foi um prefeito que fez investimentos pesados na área cultural e começou a transformar o município num polo modelo de produções áudio visuais.

Mas vamos aos fatos. Jorge Roberto e Rodrigo Neves foram grandes amigos e muitos próximos na política. Jorge era uma liderança no PDT como prefeito e Rodrigo (PT) estava começando sua carreira como vereador, quando assumiu como Secretário Municipal de Integração a convite de Jorge.

Numa reeleição de Jorge Roberto, o nome cotado para ser vice, na aliança com o PT, era Rodrigo Neves, uma liderança em ascensão na cidade. A política, no entanto, tem seus atalhos, meandros e surpresas. Na época, por uma divergência interna do PT, houve uma eleição prévia do partido para definir quem seria o vice. O adversário de Rodrigo foi Godofredo Pinto, um ex-líder sindical e ex-deputado estadual. Foi uma surpresa geral a vitória de Godofredo, com apenas dois votos de diferença.

Tempos depois, Jorge sofre um grande abalo pessoal com a crise gerada pela queda do Bumba no seu governo. Aos poucos, foi deixando a cena política com os ataques pesados que sofreu por um desastre provocado pelo maior temporal já ocorrido na cidade. A TV Globo transformou o fato num reality show com transmissão ao vivo em meio aos corpos de cadáveres.

A vida passa, Rodrigo se superou, foi eleito deputado estadual e duas vezes prefeito da cidade. Hoje é o protagonista político do campo progressista em Niterói. E onde entra a Maldita?

Lá no lançamento do filme sobre a Maldita, os políticos Jorge Roberto (que se licenciou do PDT) e Rodrigo (hoje no PDT), que estavam afastados politicamente, conversaram descontraidamente sobre a política e a cidade.

Pode ser um bom sinal, e um bom começo de ideais que nunca se romperam. A política e a cidade precisam destas duas lideranças juntas.

É a Rádio Maldita fazendo e reconstruindo a história também na política na cidade!