Cidades

Niterói pode estar mais perto da solução definitiva para o Canal de Itaipu

img 3303
Foto: cidadedeniteroi.com

Um problema antigo que afeta o Canal de Itaipu, que faz a conexão da Lagoa de Itaipu com o mar, pode ser que esteja chegando ao fim. Após uma ressaca que atingiu o litoral na semana passada o assoreamento formado pelo acumulo de areia trazida pelas ondas voltou a afetar o canal, fechando completamente a conexão do mar com a Lagoa, formando a “Praia do Canal”, popularmente conhecida. Esse fenômeno é prejudicial para a lagoa, e o restabelecimento da conexão com o mar é fundamental para manutenção da vida no local. Nesta quarta-feira (23) uma máquina da prefeitura atuava na desobstrução emergencial. (Veja fotos registradas nesta quarta-feira abaixo)

Procurada pelo cidadedeniteroi.com, a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), informou que o assoreamento é natural e causado pela dinâmica costeira da região. A prefeitura também informou que a Seconser realiza com frequência um trabalho emergencial de retirada do excesso de areia do Canal de Itaipu e que as máquinas estão no local fazendo a desobstrução.

A Secretaria Municipal de Obras informou que está em andamento a realização da licitação e o edital para a execução das obras definitivas no Canal de Itaipu, e que será lançado até setembro deste ano. “O projeto destas obras de recuperação definitiva do canal de ligação da Lagoa de Itaipu e as praias de Itaipu e Camboinhas está pronto. O objetivo é fazer com que a troca de água entre mar e lagoa ocorra de forma permanente. O projeto incluiu alterações apresentadas pelo Comitê Lagunar de Itaipu e Piratininga (Clip) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).” informou a Prefeitura.

Procurado também pelo cidadedeniteroi.com, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que as tratativas com a prefeitura avançaram e os estudos do ente municipal já foram recebidos pelos técnicos do instituto. “No momento, o Inea está no processo de obtenção de recursos para viabilizar as intervenções propostas. O início da intervenção depende ainda da aprovação do recurso, licenciamento e licitação da obra.” justificou o Inea.

“Estamos acompanhando a intervenção de reestabelecimento do Canal de Itaipu. A Lagoa é um patrimônio ambiental da cidade de Niterói, e é compromisso do nosso governo proteger esse patrimônio. Nós estamos trabalhando no licenciamento no âmbito estadual e no âmbito municipal e elaborando o edital de licitação dessa obra de recomposição do molhes, e também o desassoreamento do Canal de Itaipu.” ressaltou o secretário da Região Oceânica, Binho Guimarães.

img 3304
Foto: cidadedeniteroi.com
img 3309
Foto: cidadedeniteroi.com
img 3308
Foto: cidadedeniteroi.com
img 3298
Foto: cidadedeniteroi.com
img 3297
Foto: cidadedeniteroi.com
img 3300
Foto: cidadedeniteroi.com