São Gonçalo

Procon RJ fecha posto de combustíveis em São Gonçalo

16 08 23 1692214232.6206
Divulgação/PROCON RJ

Em atendimento à solicitação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeio- MPRJ, nesta quarta feira (16/08), o Procon Estadual do Rio fiscalizou posto de combustíveis no município de São Gonçalo. O posto foi interditado. Além deste estabelecimento, uma auto escola na mesma região foi fiscalizada, porém, não apresentou irregularidades.

Ao chegarem ao posto de combustíveis, os fiscais o encontraram em funcionamento normal e, em consulta à Agência Nacional do Petróleo, constataram que o estabelecimento estava interditado pela Agência, pois foi apurado o uso de metanol nos combustíveis, perfazendo as porcentagens de 96,5% de metanol,no etanol, e 52,3% deste produto na gasolina.

Com base nessas informações e tendo flagrado o posto em funcionamento, os agentes lacraram o estabelecimento, como medida cautelar, visando a proteção à saúde dos consumidores e comunicaram à ANP. Os agentes flagraram o estabelecimento em pleno funcionamento, mesmo após a interdição da ANP. E segundo a Agência, a interdição se deu pelo uso de metanol nos combustíveis, que tem a comercialização como combustível proibida.

Segundo a ANP, o metanol é uma substância tóxica, que põe em risco tanto consumidores como os próprios frentistas, podendo levar ao óbito. Então, para proteger a saúde do consumidor e colocando em prática a parceria que temos, interditamos completamente o local e encaminharemos cópia dos autos à Agência Reguladora, afirma Cássio Coelho, Diretor Presidente da autarquia.Segundo a ANP, foi solicitada a suspensão da autorização de funcionamento do posto.

O nome e o endereço do posto não foram divulgados pelo Procon. O consumidor que desejar fazer denúncia ou reclamação, poderá acessar os canais de atendimentos disponíveis no site oficial da autarquia: http://www.procon.rj.gov.br