Política

A revitalização do Caio Martins e do seu entorno, na Zona Sul de Niterói

caio martins niteroi
Divulgação

A revitalização do Complexo Esportivo Caio Martins, na Zona Sul de Niterói, vai envolver também melhorias na região do entorno. Atento a esta demanda, o deputado estadual Vitor Junior, membro do Grupo de Trabalho que está debatendo as propostas que definirão o futuro do equipamento público, está articulando com o Governo do Estado e a Prefeitura de Niterói, a realização das obras de drenagem. A intervenção é uma antiga reivindicação dos moradores e dará fim aos alagamentos naquela área.

O parlamentar enfatizou que já participou de reuniões para tratar do assunto com o governador Cláudio Castro, o prefeito de Niterói, Axel Grael, o vice-prefeito, Paulo Bagueira, e o ex-prefeito e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves. De acordo com Vitor Junior, a gestão municipal deu início ao processo de licitação que vai contratar o projeto para fazer os estudos e definir qual a melhor solução de drenagem para o entorno do Caio Martins.

“A partir deste estudo será possível definir quais as intervenções necessárias. A drenagem da bacia do Rio Icaraí é uma obra esperada há pelo menos 50, 60 anos pela população. Nosso objetivo é lutar também por um projeto urbanístico para melhorar a fluidez nas ruas do entorno. Vamos tratar destes problemas crônicos, além, claro, da revitalização do interior do Complexo Esportivo, ouvindo a população para saber o que ela deseja”, explicou.

Vitor Junior fez questão de ressaltar que as ações têm como objetivo que o Caio Martins, tradicional espaço da cidade reconhecido pelos moradores, continue sendo um equipamento público de incentivo ao esporte, cultura e lazer. E reforçou que a escuta da população será fundamental neste processo de revitalização do Complexo Esportivo.

“Quero fazer um registro bem claro: não vamos ter shopping, não vamos ter prédio, aquele equipamento não será um espaço privado. Será um espaço público, onde vamos permitir que a população de Niterói possa circular, com atividades na área de esporte, como o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, já vem realizando ao longo desses últimos meses, retomando algumas atividades. Além disso, vamos trazer entretenimento e cultura para todo o Complexo. Vamos ouvir a população, dialogar com os segmentos da área do esporte, com a área da cultura, com o Ministério Público Estadual e a Câmara de Vereadores. Não podemos permitir que os portões do Caio Martins fiquem fechados sem trazer benefício para a população de Niterói”, afirmou.

Durante reunião com o deputado Vitor Junior, o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, contou que serão realizadas audiências públicas com representantes de vários segmentos para debater a revitalização do espaço público. Ele lembrou que o Caio Martins é uma referência não só para os niteroienses como também para a população da Região Metropolitana e frisou que o cronograma de transformação do Complexo Esportivo seguirá evoluindo.

“Queremos envolver os usuários, professores, todos aqueles que vivem no entorno para que, de fato, o poder público consiga conceber uma solução para o presente do Complexo Esportivo, ofertando o máximo de potencial já de imediato para a população. Nós reabrimos as vagas das modalidades esportivas mais imediatas usando a piscina e já temos mais de dois mil alunos novamente mostrando a demanda pela prática esportiva daquela região. Vamos seguir trabalhando para que o Caio Martins seja um grande centro de entretenimento, esporte e lazer do nosso Estado, unindo todos os seus potenciais: esporte com viés social aberto à população, esporte de alto rendimento com retorno de grandes competições e, também, adaptações urbanísticas naquela região, tudo isso sempre valorizando a sua própria história”, salientou o secretário.

12019201902912
Dep Vitor Junior e o secretário estadual de Esporte e Lazer Rafael Picciani | Divulgação

O deputado Vitor Junior e o secretário Rafael Picciani anteciparam, ainda, que, em breve, o Complexo Esportivo receberá novas atividades esportivas. O parlamentar destacou que a iniciativa será possível graças a uma parceria entre a secretaria estadual de Esporte e a secretaria de Esporte de Niterói, comandada por Luiz Carlos Gallo.

“As atividades vão atender, principalmente, às famílias e crianças que vivem em áreas de especial interesse social em Niterói. O Caio Martins é um equipamento plural em suas dimensões: esporte, cultura e lazer. Mas também um equipamento plural no sentido de atender a todas as faixas sociais dentro do nosso município e região”, disse Vitor Junior.