Notícias

Instituto Gingas lança projeto de Cultura, Acessibilidade e Inclusão em Niterói

img 2499
Divulgação

No dia 11/08, às 15h, o Instituto Gingas fará a solenidade de lançamento do projeto Din Down Down: Construindo Laços com a Família no Teatro Alcione Araújo, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio de Janeiro. A ideia é oferecer cultura afro-brasileira, educação e inclusão através da acessibilidade cultural, utilizando as linguagens artísticas da capoeira e da música para pessoas com deficiência nas cidades de Niterói, Saquarema e Cachoeiras de Macacu.

O Instituto Gingas é uma organização da sociedade civil que promove ações em prol da capoeira, cultura e educação, e o projeto Din Down Down: Construindo Laços com a Família irá percorrer as três cidades; sendo quatro escolas em cada uma delas ao longo de dois anos.

Mestre Bujão, fundador do Instituto Gingas, explicou sobre a importância da inclusão dentro do projeto: “Esse é um sonho que se realiza a partir de muitas lutas e de muitos aprendizados. Passamos também por muitas dificuldades, pois trabalhamos com um público que invariavelmente sofre cotidianamente com a discriminação e o preconceito. Contudo, hoje podemos celebrar a acessibilidade, a inclusão e a cultura de matriz africana através desse projeto inovador”, frisou.

Justamente sobre a importância da inclusão e socialização, a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, parabenizou a iniciativa. “A cultura fluminense cumpre cada vez mais o papel de socialização e inclusão através da arte. E o Instituto Gingas é um grande parceiro na formulação da política pública, com a união do esporte e da cultura em projetos inovadores, que fazem este intercâmbio, agora em mais cidade, ampliando sua atuação na sociedade”, pontuou.

Para a execução do projeto nas cidades da Região Metropolitana o grupo teve apoio da Enel e Giselle Garcia, coordenadora de Eventos e Patrocínios da Enel Brasil, comemorou a parceria. “Esse é um projeto importante para a Enel pois, além de impactar positivamente as comunidades onde atua, promove qualidade de vida, oportunidade e desenvolvimento para famílias com necessidades muito especiais, que muitas vezes não são vistas, nem lembradas. Acreditamos que o esporte, a cultura e a educação transformam realidades e ajudam a cumprir o nosso propósito, que é a construção de um amanhã melhor para todos”, comemorou.

No lançamento do projeto diversas autoridades e personalidades que atuam na luta pela acessibilidade cultural estarão presentes.

O projeto Din Down Down: Construindo Laços com a Família conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC/RJ), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e com apoio da APAE/Niterói e das Prefeituras Municipais de Niterói, Saquarema e Cachoeiras de Macacu através de suas respectivas Secretarias de Educação.

A Biblioteca Parque Estadual fica na Av. Pres. Vargas 1261, no Centro do Rio de Janeiro.