Cidades

Niterói sedia o Desafio Solar Brasil, na Praia de Icaraí

img 2079
cidadedeniteroi.com

A 16ª edição nacional do Desafio Solar Brasil (DSB) Enel acontece em Niterói. A competição de barcos movidos a energia solar está em sua 16ª edição e acontece entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, na Praia de Icaraí. A competição acontece entre barcos movidos a energia solar, construídos por estudantes, técnicos e professores de todo o país. As provas acontecem, na Praia de Icaraí, com largada em frente ao Clube Central. O evento é aberto ao público.

O Desafio Solar Brasil Enel é um projeto de extensão universitária que contribui para a formação de uma rede de pesquisadores engajados em encontrar soluções para um futuro mais sustentável. Ao estimular a aplicação de painéis fotovoltaicos em embarcações de serviço, lazer e transporte de passageiros, a competição impulsiona a transição para fontes de energia limpa e fortalece a conscientização sobre a importância do tema.

Além das competições, o Desafio Solar Brasil Enel oferece palestras, workshops, exposição de trabalhos acadêmicos, mostra de vídeos, atrações culturais de artistas locais e minicursos gratuitos abertos ao público.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, falou sobre a importância de a cidade receber o Desafio Solar Brasil Enel. “Esta é uma belíssima iniciativa porque promove a integração da engenharia naval com a energia fotovoltaica, desmistificando a tecnologia, que deve ser vista como algo a ser parte do cotidiano das pessoas. A energia fotovoltaica é uma grande inovação por evitar os gastos logísticos com o transporte de energia em locais distantes como Itaipu, na fronteira com o Paraguai, por exemplo. É uma forma eficiente e sustentável e o Desafio Solar ajuda a promover este debate e esta percepção”, destaca Grael.

O projeto é multidisciplinar e envolve esporte, inovação, educação, tecnologia e sustentabilidade. Este ano, 20 polos de inovação nacionais, incluindo universidades, institutos federais e escolas navais, se unem para projetar o destino das tecnologias náuticas dentro da responsabilidade ambiental. Instituições renomadas como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal do Pará (UFPA), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFs) e outras se destacam nesse cenário de inovação sustentável.

img 2068
cidadedeniteroi.com

O secretário do Clima de Niterói, Luciano Paez, destacou a parceria de Niterói com o projeto Desafio Solar Brasil Enel. “A palavra chave desse evento é governança, que passa pela questão institucional do poder público, das empresas participantes e, em especial, da sociedade. Todos nós já estamos sendo impactados pelas mudanças do clima, mas a parcela mais vulnerável do município é muito mais afetada. Por isso, eventos como este, que promovem sustentabilidade aliada à tecnologia, devem ser amplamente divulgados”, frisou Luciano Paez

img 2070
cidadedeniteroi.com

Além de ser uma competição. O Desafio Solar Brasil Enel é um projeto de extensão universitária que contribui para a formação de uma rede de pesquisadores engajados em encontrar soluções para um futuro mais sustentável. Ao estimular a aplicação de painéis fotovoltaicos em embarcações de serviço, lazer e transporte de passageiros, a competição impulsiona a transição para fontes de energia limpa e fortalece a conscientização sobre sua importância.

img 2071
cidadedeniteroi.com

“O Desafio Solar Brasil Enel é uma ferramenta para fortalecer a discussão sobre as energias alternativas e a capacidade de integração entre as universidades, o poder público, o setor privado e a formação de nossos estudantes”, resumiu o professor Nides/ UFRJ, Felipe Addor.

A competição ganhou o selo Carbon Free, já que haverá compensação dos gases de efeito estufa potencialmente emitidos em razão das atividades do evento, além de contar com a parceria com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói, a Clin, que fará a coleta seletiva dos resíduos gerados no evento.

img 2072
cidadedeniteroi.com

Além das competições, o Desafio Solar Brasil Enel Niterói oferece uma programação ampla e diversificada. Palestras, workshops, exposição de trabalhos acadêmicos, mostra de vídeos, atrações culturais de artistas locais e minicursos gratuitos abertos ao público enriquecerão o evento, proporcionando uma experiência única de imersão no mundo da sustentabilidade e inovação tecnológica.

img 2075
cidadedeniteroi.com

Os temas-chave das discussões incluem Descarbonização, Transição Energética, Economia Circular e Materiais Compósitos, Hidrogênio Verde, Tecnologia Social e Tecnologia Embarcada.

O responsável pelo Setor de Projetos de Sustentabilidade da Enel, Leonardo Soares Oliveira, frisou a importância do evento. “Esse é um projeto que tem um propósito que é o que há de mais importante para salutar na sociedade hoje: sustentabilidade, transição energética, preservação de recursos, redução de emissão de gases de efeito estufa. Precisamos apostar em alternativas em relação ao que temos hoje em termos de uso de energia”, destacou Leonardo Soares Oliveira.