Esportes

Atleta niteroiense conclui ultramaratona de montanha

acc23uai12491 01
Divulgação

O atleta e professor de educação física Cristiano Jansen concluiu no último fim de semana um dos maiores desafios de trail no Brasil. Foram 235 km de percurso, com cerca de 6 mil metros de subida.

O atleta participou da competição UAI – Ultra dos Anjos Internacional 235k, com um percurso que passa pelas seguintes cidades mineiras: Passa Quatro, Itamonte, Alagoa, Aiuruoca, Baependi, Caxambu, São Lourenço e Virginia.

Para se preparar para essa prova o atleta dedicou-se a treinar cerca de 4 dias por semana, além de fazer sessões de fisioterapia ao longo dos últimos dois meses duas vezes por semana por conta de uma pubalgia.

download link t=zxlkcfpgqmxar2xryjnnau9psxhovgn6t1rfd01psxnjbwxrvudwa2fxunzjmgwwwlc1eklqb2lnakv6twpjme5uswlmut09lme0b0t2z0rrmzrkdwpmrujzzejxqznayjvuk2xdn2q0twzuedhawnhom1k9&f= 01
Divulgação

Esta é uma prova onde o preparo mental é de suma importância afinal o desgaste físico é forte. Ele sabia que iria sentir dor, contrair algumas bolhas e calos. Teria que carregar uma mochila com tudo o que precisaria (uma espécie de kit sobrevivência), de aproximadamente 6/7kg, reforça.

Os atletas passam a madrugada acordado, além de terem que enfrentar o sono, o frio e o cansaço.”E não pensei em desistir em nenhum momento, mesmo sabendo que o desafio era enorme”, sinaliza o atleta Cristiano. “Por conta de trabalho não pude me dedicar a treinos semanais de 100k a 120k, como seria de praxe. Fiz uma média de 50k semanais com períodos que chegaram a 60k semanais, divididos em três e ou quatro dias na semana.”

“A partir do km 80 senti desconforto no joelho que me impediu de impor um ritmo mais constante e passei a administrar meu corpo, mas por vir do montanhismo sabia lidar com trechos mais inclinados, escorregadios, pedras soltas e madrugadas a dentro”, relembra o atleta.

download link t=zxlkcfpgqmxar2xryjnnau9psxhovgn6tlrfmk9dsxnjbwxrvudwa2fxunzjmgwwwlc1eklqb2lnakv5tlrjm05uuwlmut09lk5rave3ovvrsgmzahh1zefxz3vksjlkamxkuexuvve5tkxhvm5vyxbsz1k9&f= 01
Divulgação

A prova contou com seis pontos de controles chamados PC’s. São esses os locais onde os corredores podem deixar uma sacola com algumas coisas que usaríamos que não fossem materiais obrigatórios para participar da prova. No caso do Cristiano ele deixou os alimentos sólidos, tais como: doces, paçocas e doce de leite, além de proteína em pó. Após os 95 km o atleta optou por se alimentar da sopa dada pela prova.

Na segunda madrugada da prova o atleta já contabilizava 43 horas. E foi no meio da estrada que o niteroiense dormiu durante 1h20. Ele concluiu a prova em 49 horas. Foi o 8° atleta a atravessar a linha de chegada e conquistou o 3° lugar na categoria 40 a 49 anos. Para saber ainda mais como foi a prova, siga o atleta no Instagram @jansen_cristiano