Cidades

Niterói forma mais uma turma de guardas municipais

img 1227
Foto: Alex Ramos

As ruas de Niterói ganham mais 33 novos guardas municipais, aumentando o número de agentes na cidade para cerca de 800. O grupo, que se formou nesta quinta-feira (13) na Cidade da Ordem Pública, faz parte da última turma de formandos do concurso de 2019. Eles passaram por treinamento teórico e prático que incluiu abordagem diferenciada e comunicação verbal, entre outras técnicas.

O prefeito Axel Grael destacou que até o final de sua gestão serão abertas mais 200 vagas, ampliando para mil agentes o número de guardas municipais no ordenamento público da cidade. “O concurso de 2019, com essa turma, efetivou 310 guardas ao todo. Para a cidade de Niterói isso tem um significado muito grande pois estarão nas ruas atuando em várias frentes. A Guarda Municipal de Niterói é uma das mais antigas do Brasil. Na comemoração dos 450 anos, essa guarda também estará celebrando centenário de serviços prestados a essa cidade e é importante que os formandos saibam o seu papel. Buscamos sempre melhorar as condições de trabalho desses profissionais que têm uma atuação brilhante em nossa cidade”, lembrou o prefeito.

O prefeito destacou ainda que para a cidade esse novo grupo de guardas significa muito, já que o município atua com inúmeras ferramentas em apoio às forças de segurança pública estaduais e federais. Um desses apoios é o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), cuja média mensal do atendimento subiu de 1.200 para cerca de 4.500, em chamadas diferenciadas que incluem ordenamento urbano, meio ambiente e trânsito, além do acionamento de agentes de segurança em tempo real em casos de delitos. O centro é operado por Guardas Municipais treinados.

Os novos guardas tomaram posse após participarem do Curso de Formação Profissional da Guarda Civil Municipal, com duração de três meses, com aulas práticas e teóricas, seguindo a matriz curricular idealizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.

img 1203
Foto: Alex Ramos

O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, ressaltou que a formatura de mais uma turma de guardas municipais é resultado de muito trabalho. “Esta é uma turma muito especial de formandos, que teve um excelente desempenho no curso de formação. Esses novos guardas representam uma oxigenação na equipe, já que passamos por uma volatilidade grande na equipe, que inclui diversas situações. Essa equipe que chega entra para um grupo de vitoriosos, que salvaram muitas vidas durante a pandemia. Hoje temos uma bússola que vai guiar a nossa Guarda Civil até 2030. E essa formatura é um dos passos desse caminho já desenhado. Não se faz nada por acaso. Aqui se faz com o trabalho, o planejamento, previsão orçamentária, para que não fique as coisas pelo caminho. E é importante que cada um que aqui chegue entenda isso. Temos que dar o retorno que o cidadão de Niterói espera de nós”, afirmou o secretário.

A guarda Elaine Araújo foi uma das formandas e contou que esperou por esse momento há muito tempo. Como homenagem pela grande conquista, recebeu do marido, que é policial militar, um buquê de rosas. “Foram quatro anos no cadastro de reserva e quando fui chamada foi um alívio. Essa formatura agora é a grande realização de um sonho. Estou muto feliz de compor a Guarda de Niterói e acho que vamos somar muito!”, declarou a guarda.

O inspetor geral da Guarda Municipal de Niterói, Paulo Brito, disse que, ao longo de 10 anos, com o aumento do efetivo, a corporação passou a ter uma atuação mais eficiente. “Começamos a atuar em um número maior de áreas da cidade graças ao aumento do nosso efetivo. A intenção é sempre prestar um serviço de qualidade para o cidadão de Niterói. Queremos que a população possa contar sempre com a Guarda Municipal. Estamos muito próximos ao cidadão. A população de Niterói abraça muito e tem um carinho enorme pela Guarda. Somos muito parceiros e essa nova turma que completa o ciclo do último concurso também chega com padrão de excelência”, acrescentou Paulo Brito.

Os guardas de Niterói recebem treinamentos e aulas como direito penal e processo penal; técnicas de abordagem; gestão e mediação de conflitos; defesa pessoal; legislação de trânsito; legislação ambiental; legislação de posturas municipais. Dentre as disciplinas com maior foco estão gestão de conflitos, comunicação não violenta, primeiros socorros, além de toda a legislação vigente e utilização de armas não letais. As aulas são ministradas por representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, além de especialistas, mestres e doutores de diversas instituições de ensino superior.

Participaram ainda da solenidade de formatura o vice-prefeito Paulo Bagueira e o vereador Renato Carrielo. Os guardas mirins participaram do evento cantando o hino nacional.

Principais ações da Prefeitura de Niterói em apoio à Segurança

Entre as principais ações da Prefeitura está o Pacto Niterói Contra Violência. Com investimento total de R$ 304 milhões, o Pacto conta com 18 projetos nos eixos de Prevenção, Policiamento e Justiça, Convivência e Engajamento dos Cidadãos e Ação Territorial integrada. Niterói é o único município do Estado a contar com um programa integrado deste porte, atuando em diversas áreas para auxiliar os órgãos de segurança.

Além disso, a Prefeitura está investindo na reestruturação da Guarda Municipal, com aumento de efetivo, valorização profissional e foco na qualificação; a criação do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) em 2015; a construção de Companhias Destacadas para Polícia Militar; a inauguração da Delegacia de Homicídios de Niterói; a construção da Cidade da Ordem Pública; a criação do Observatório de Segurança; a reforma de delegacias; a estruturação do Cercamento Eletrônico, com 120 câmeras inteligentes espalhadas por locais estratégicos da cidade; e a ampliação do Proeis.