Notícias

Costão de Itacoatiara: conheça o paraíso natural de Niterói

1928918291
Vista do Costão de Itacoatiara | Foto: André Cyriaco / Divulgação
O costão oferece muitas trilhas, praias paradisíacas, passeios em família e uma bela vista do pôr do sol!

Se você é apaixonado por aventuras ao ar livre, contato com a natureza e paisagens deslumbrantes, o Costão de Itacoatiara é o destino perfeito para você! Com suas trilhas desafiadoras, passeios emocionantes e oportunidades para contemplar a beleza da natureza, o Costão de Itacoatiara promete uma experiência única!

Se você deseja conhecer esse lugar, pegue seu protetor solar e cadeiras de praia e venha com a gente conhecer os principais pontos turísticos do Costão e como chegar nesse paraíso tropical!

O que você precisa saber antes de ir?

Antes de visitar o Costão, é importante conhecer algumas informações essenciais para uma viagem tranquila à praia. Primeiramente, a praia não possui estacionamento privado, sendo possível utilizar apenas o estacionamento público nas ruas próximas à orla, das 7h às 19h. Além disso, é necessário adquirir um bilhete de visitação no valor de R$ 5, válido por um único período.

Já na praia, você encontrará diversos quiosques e trailers que oferecem sucos, lanches e petiscos. Além disso, é possível alugar cadeiras, guarda-sóis e barracas de praia em Itacoatiara, caso você não leve os itens.

Em relação ao movimento, o período de dezembro a março é considerado a melhor época para visitar Itacoatiara, mas se você busca uma experiência mais tranquila, as estações de outono e primavera são ideais.

Como chegar ao Costão de Itacoatiara?

Para chegar ao Costão de carro, vindo do Rio de Janeiro, basta seguir pela ponte Rio-Niterói e, após o pedágio, dirigir-se à Região Oceânica, entrando em Itacoatiara após uma cabine de polícia.

O percurso do centro do Rio até Itacoatiara costuma levar cerca de uma hora. É recomendado chegar cedo para encontrar estacionamento disponível. Outra opção é utilizar a barca para Niterói e, em seguida, pegar um ônibus para a Região Oceânica.

praia de itacoatiara capa 1 1263x560
Costão de Itacoatiara ao fundo e Pedra do Pampo.

O que fazer no Costão?

O Costão é um ambiente muito jovial, o que significa que tem diversas atrações e atividades para você fazer ou visitar! Abaixo selecionamos as mais famosas para você conhecer!

Prainha

A Prainha é uma continuação da Praia de Itacoatiara. Ela é composta por um paredão de pedras que forma uma piscina natural e oferece um clima acolhedor! Para aproveitar ao máximo esse tesouro escondido, é recomendado chegar cedo, uma vez que a Prainha costuma ser bastante concorrida pelos visitantes.

praia itacoatiara niteroi
Prainha | Reprodução

Parque Estadual da Serra da Tiririca

O Parque Estadual da Serra da Tiririca é um destino imperdível em Itacoatiara, graças à sua natureza exuberante. Com uma área de 3.493 hectares, o parque abrange paisagens deslumbrantes, tanto litorâneas quanto terrestres, e é lar da famosa Pedra do Costão.

Além disso, o parque oferece uma variedade de trilhas ecológicas para os aventureiros explorarem.  Para visitar o parque, basta dirigir-se ao núcleo localizado em Itacoatiara, que funciona das 8h às 17h.

Pedra do Pampo

Localizada na Praia de Itacoatiara, a Pedra do Pampo é um destino popular entre o público alternativo em busca de contato com a natureza. É o lugar perfeito para relaxar, pegar um sol e tirar belas fotos. Além disso, o local oferece opções de trailers e comidinhas, proporcionando uma experiência completa aos visitantes. Os visitantes deve estar atentos com as bandeiras do corpo de bombeiros para evitarem riscos na pedra, que apesar de belíssima, é bastante perigosa, tendo em vista que em dias de ressaca, as grandes ondas invadem toda a pedra.

praia de itacoatiara niterói
Pedra do Pampo olhando para o Costão.

Praia de Itaipu

Já a Praia de Itaipu é uma ótima opção de passeio localizada a menos de 3 km da Praia de Itacoatiara. Com seu tamanho reduzido, mar calmo e excelente infraestrutura, é um destino ideal para desfrutar momentos em família. Além disso, a praia oferece atrações como passeios ecológicos, oportunidades para mergulho e a encantadora Lagoa de Itaipu.

Praia de Itaipu

Trilha do Costão

A trilha do Costão é uma aventura imperdível para os amantes de atividades ao ar livre! Com uma intensidade moderada e duração de cerca de 30 minutos, essa trilha proporciona vistas deslumbrantes da Mata Atlântica e do oceano. Localizada no coração do Parque Estadual da Serra da Tiririca, o acesso à trilha pode ser feito pela Rua das Papoulas, 222, em Niterói.

itacoatiara neltur
Divulgação Neltur

Pedra do Costão

Por fim, a Pedra do Costão é um dos pontos imperdíveis ao fazer a Trilha do Costão em Itacoatiara. Esse destino é essencial para desfrutar de um horizonte mágico na região. O destaque absoluto desse passeio, que não pode ser deixado de lado durante sua visita, é o incrível pôr do sol, onde você pode se encantar com a beleza deslumbrante desse momento único!

Divulgação