Esportes

Niterói recebe a 11ª edição do Itacoatiara Pro; evento começa nesta sexta

Foto: Tony D´ Andrea
Foto: Tony D´ Andrea

A partir de sexta-feira (9), Niterói vai receber a 11ª edição do Itacoatiara Pro, festival de esportes que começa com a etapa Grand Slam do circuito mundial de Bodyboard, seguida de etapa do campeonato brasileiro da modalidade, além de competições de Downhill, Vela, Surf e Bodysurf, esporte estreante nesta edição do evento. Serão 17 dias de ação e adrenalina com as principais feras e estrelas das modalidades. O evento tem apoio da Prefeitura de Niterói.

De família ligada aos esportes náuticos, o prefeito Axel Grael ressalta a relevância do festival e lembra que Niterói firmou parceria com Nazaré, cidade portuguesa conhecida pelas grandes ondas. “É sempre gratificante poder sediar grandes competições em nossa cidade, que já tem uma vocação para os esportes ao ar livre. Temos aqui uma natureza exuberante, relevo propício e uma boa estrutura para um evento desta magnitude. O Itacoatiara Pro ajuda a impulsionar essa tradição esportiva tão importante para nós e ainda tem um elemento muito importante de geração de emprego e renda e incentivo ao turismo. No começo deste ano recebemos a visita do prefeito de Nazaré, com quem firmamos parcerias em várias áreas, inclusive no esporte, para aperfeiçoarmos nosso planejamento para receber essas competições”, afirmou o prefeito.

A primeira grande atração, o Itacoatiara Pro World Contest (Mundial de Bodyboard) vai reunir centenas de atletas de mais de 20 países em busca de pontuação para o ranking e mais de R$ 150 mil em premiações. A praia que batiza o festival tem fama internacional pelas suas ondas potentes e tubulares e é neste cenário desafiador que também acontecem as competições de Surf e Bodysurf, além da etapa do circuito brasileiro de Bodyboard, logo após o mundial.

Haverá ainda provas inéditas dos circuitos nacional e estadual de Downhill e de Vela, respectivamente, em outros pontos da cidade. “O Mundial trará a elite do esporte novamente para Niterói, que tem muita tradição no bodyboard. Nas provas de surf, teremos convidados de peso do big surf mundial como Lucas Chumbo, Pedro Calado, Gabriel Sampaio, Kalani Latanzi, entre outros renomados surfistas de ondas grandes”, adianta Bill Aquino, produtor executivo do Itacoatiara Pro, acrescentando que neste ano haverá também uma inédita competição de Bodysurf (surfe de peito).

“Em seguida teremos o campeonato brasileiro de Downhill e o campeonato estadual de Vela. Já no segundo semestre, teremos a continuidade da agenda esportiva do com os circuitos de Skate, Parapente, Canoa Havaiana, além dos grandes shows e atrações culturais do Itacoatiara Pro que fazem o maior sucesso junto à população”, completa.

Apresentador da série de TV Homem Peixe, Henrique Pistilli é um dos 32 atletas que já confirmaram presença da competição de Bodysurf que estreia nesta edição do festival esportivo. “Moro atualmente em Fernando de Noronha, mas sou carioca, nasci na Tijuca. Tenho muito carinho e respeito por Itacoatiara, que frequento desde a minha adolescência. Fiquei muito feliz quando o Kalani (Latanzi) me convidou para participar da estreia da modalidade no evento. Será um momento não só de competição, mas de muita celebração”, destaca.

Atleta profissional, big rider (surfista de ondas grandes) e local de Itacoatiara, Dudu Pedra, diz que a expectativa não só dele, mas da maioria dos atletas que participam do circuito mundial de bodyboard, é bem grande para a edição do Itacoatiara Pro este ano. “A praia acaba de receber um novo swell (ondulação) de sudeste que é uma direção muito boa para deixar a bancada de Itacoatiara preparada para os campeonatos. Todos os sinais estão indicando que vamos ter mais um ano de altas ondas durante o mundial e o brasileiro de bodyboard e isto está gerando uma enorme expectativa entre nós competidores e os amantes do esporte”, observa Dudu.

O surfista profissional de ondas grandes Gabriel Sampaio concorda. “Os fundos estão ótimos, já deram altas ondas, tem tudo para bombar. Vamos receber amigos de várias partes do mundo com muito surf, bodyboard, entre outros esportes, vai ser um evento completo”, diz Gabriel que participa pelo segundo ano consecutivo da competição.

Praia de Itacoatiara – “Nazaré é aqui”

Recentemente, Itacoatiara foi destaque nas mídias televisivas e digitais com ondas com 10 metros de face registradas em vídeos que viralizaram nas redes sociais e principais telejornais do país, chegando a ser comparada com a Praia de Nazaré (Portugal) que registra as maiores ondas do planeta.

“A temporada de outono-inverno no Rio de Janeiro costuma receber as maiores ondulações do ano. Tendo em vista que pelo menos dois grandes swells (ondulações) já encostaram na costa carioca esse ano, não é difícil que outra venha a acontecer no período do evento. Ondas de 10 metros ou mais não são um fenômeno raro em Itacoatiara, que a cada ano ganha mais e mais relevância no cenário do big surf mundial, não só pelo tamanho, mas principalmente pela potência e volume de água que a onda carrega”, ressalta Giuliano Lara, idealizador do Itacoatiara Pro e ex-atleta profissional.

Ele explica que as grandes ondulações de sul e sudoeste que atingem a Praia de Itacoatiara nesta época do ano são canalizadas formando uma espécie de funil entre as montanhas que cercam o local (Morros do Costão e Andorinhas). “Além de aumentar o tamanho da onda, essa formação geológica provoca uma concentração de energia e potência absurda”, completa Giuliano.

O secretário de Esportes e Lazer de Niterói, Luiz Carlos Gallo, ressalta que o cenário perfeito para esportes ao ar livre que a cidade possui contribui para que ela seja um grande celeiro de atletas amadores e profissionais. “A realização das competições de Downhill e Vela em Niterói no âmbito do Itacoatiara Pro fizeram tanto sucesso em 2022 que todas ganharam relevância dentro de seu nicho de campeonatos e circuitos nacionais e estaduais. O esporte só ganha com isso”, completa o secretário de esportes.

O Campeonato Mundial de Bodyboard, de 9 a 18 de junho, e o campeonato brasileiro, entre os dias 23 e 25, vão reunir em “Itacoá” a elite nacional e internacional do esporte nesta modalidade. De 19 a 22, acontecem as provas de surf e bodysurf com atletas especialistas em ondas grandes renomados no Brasil e no exterior. Nos finais de semana de 24 e 25 de junho acontecem as já tradicionais disputas de Vela, na Baia de Guanabara, e de Bike Downhill, no Parque da Cidade.

Circuito Mundial de Bodyboard (Itacoatiara Pro World Contest)

Realizado em parceria com a International Bodyboarding Corporation (IBC), o Itacoatiara Pro World Contest é uma etapa Grand Slam (5 estrelas) do circuito mundial e contará com a participação de mais de cem atletas de pelo menos 20 países. A primeira etapa da competição, que começa no dia 9 de junho, é uma espécie de triagem que seleciona os 16 melhores atletas que irão se juntar aos 16 tops do mundo no evento principal que termina até o dia 18 de junho. Entre os top do ranking mundial que participam do evento, estão: Tristan Roberts (Africa do Sul), Tanner McDaniel (Hawai), Amaury Lavernhe (França), Jeff Hubbard (Hawai), Pierre Louis Costes (França), Iain Campbell (África do Sul), Dave Hubbard (Hawai) e Alan Munoz (Chile), campeão do Itacoatiara Pro 2022. O time brasileiro na disputa pelo título mundial conta atletas renomandos como Dudu Pedra, atleta local da Praia de Itacoatiara, junto com Uri Valadão (Campeão Mundial 2008), Éder Luciano (Tri Campeão do ISA Games), Gabriel Braga (melhor brasileiro no ranking do circuito mundial 2022), além do bicampeão mundial Pro Jr, Sócrates Santana, e do carioca Sérgio Luiz, 3º colocado no Itacoatiara Pro 2022.

Campeonato Brasileiro de Bodyboard (Itacoatiara Pro Bodyboard Série Brasil)

Logo após as competições do circuito mundial na Praia de Itacoatiara será realizada também a já tradicional etapa do Campeonato Brasileiro de Bodyboard, que neste ano contará exclusivamente para as categorias Profissionais Masculino e Feminino. Em parceria com a Confederação Brasileira de Bodyboard foram criados modelos novos de competição para as principais categorias da modalidade e isso irá oferecer mais tempo e qualidade para propiciar aos atletas as melhores condições de surf neste ano.

Itacoatiara Pro Surf

O Itacoatiara Pro Surf acontece em um dia de ondas grandes e clássicas com a participação de 32 surfistas convidados, sob curadoria da Associação de Surf de Niterói. Serão convidados os maiores nomes do Surf brasileiro como Raoni Monteiro e Marcelo Trekinho (campeão e vice do Itacoatiara Pro Surf 2022), Lucas Chumbo, Pedro Calado, além é claro dos atletas locais especialistas em ondas grandes como Kalani Latanzi, Gabriel Sampaio, Guilherme Herdy e talentos da nova geração.

Itacoatiara Pro Bodysurf

O Bodysurf é a novidade dentre as competições de alto rendimento que agora fazem parte da agenda esportiva do Itacoatiara Pro. A modalidade possui muitos praticantes locais, sendo gerida na cidade pela Associação de Surfe de Peito de Itacoatiara. O formato é igual ao evento de surf com um dia inteiro de competições e R$ 10.000 em prêmio.

Itacoatiara Pro Downhill

A competição de Downhill em 2023 vira uma etapa do Circuito Brasileiro de Downhill e contará com os melhores atletas do país voando baixo na pista conhecida como Waimea, no Parque da Cidade. Uma das três melhores pistas do Brasil, segundo a FECIERJ, que fará a curadoria da prova junto com a Confederação Brasileira de Downhill. Serão mais de 150 atletas em pelo cinco categorias, ou seja, a maior competição da modalidade já vista na cidade.

Itacoatiara Pro Vela

A provas de Vela com suas regatas tradicionais agora passam a valer para o ranking estadual nas modalidades Optimist, Dingue e ILCA. Todas sob chancela da FEVERJ, acontecendo sob o cenário paradisíaco da Baía de Guanabara.

  • SERVIÇO – ITACOATIARA PRO 2023:
  • Itacoatiara Pro World Contest (IBC ITACOATIARA PRO BODYBOARD WORLD TOUR)
  • Data: 9 a 18 de Junho (4 dias escolhidos)*
  • Local: Praia de Itacoatiara
  • Hora: 7h às 17h

 

  • Itacoatiara Pro Surf
  • Data: 19 a 22 de junho (1 dia escolhido)*
  • Local: Praia de Itacoatiara
  • Hora: 7h às 17h

 

  • Itacoatiara Pro Bodysurf
  • Data: 19 a 22 de junho (1 dia escolhido)*
  • Local: Praia de Itacoatiara
  • Hora: 7h às 17h

 

  • Itacoatiara Pro Bodyboard Série Brasil (Circuito Brasileiro)
  • Data: 23 a 25 de junho
  • Local: Praia de Itacoatiara
  • Hora: 7h às 17h

 

  • Itacoatiara Pro Downhill (Circuito Brasileiro)
  • Data: 24 e 25 de junho
  • Parque da Cidade
  • Hora: 7h às 17h

 

  • Itacoatiara Pro Vela (Circuito Estadual – classes Optimist, Dingue e ILCA)
  • 24 e 25 de junho
  • Local: Clube Naval – Baía de Guanabara
  • Hora: 10h às 17h
  • *dias escolhidos conforme as melhores condições do mar.