Negócios

Livraria da Editora da UFF anuncia parceria com Blooks

Reprodução UFF
Reprodução UFF

A Editora da Universidade Federal Fluminense (EdUFF) anunciou recentemente uma parceria com a Livraria Blooks, que assumiu o espaço localizado em Icaraí, na Reitoria da UFF, neste dia 1º de junho. A Blooks é uma livraria com um histórico longo de locus cultural, promoção de eventos, e de prestação de serviços que vão além da venda de livros.

Luciano Losekann, professor da UFF e gestor da Editora, conta que a parceria tem potencial de atrair um público que normalmente não entrava na livraria. Outro ponto é que o contrato estabelece a utilização do espaço da livraria para eventos mensais de lançamento de livros da EdUFF. “Para além disso, posteriormente é possível que haja parceria em outros canais de venda da Blooks, principalmente online, o que ampliaria ainda mais nosso acervo virtual e alcance dos nossos livros”.

Luciano relata que, em função da notícia do fechamento de outras lojas da Blooks em Niterói, criou-se uma campanha espontânea chamada “Fica Blooks”. “A comunidade niteroiense fez essa ação na intenção de manifestar a vontade de que a livraria se mantivesse aberta na cidade. Vários estabelecimentos fecharam recentemente no município, portanto esta parceria é também  importante para manter uma livraria de grande qualidade, como a Blooks e que já conta com esse apoio da população”.

O diretor da EdUFF acrescenta que a livraria terá uma atuação que pode ser complementar a atividades feitas na Reitoria, principalmente no centro de artes. “Acredito que a entrada da Blooks será positiva não apenas para a Editora, mas para toda comunidade da UFF e até de niteroienses que moram nas proximidades. A livraria da Blooks vai funcionar aos sábados e com isso as pessoas que vão ao cinema ou ao teatro no Centro de Artes, também poderão frequentá-la. A ideia é que a livraria se torne um ponto de conveniência para a comunidade da UFF e para toda a cidade”.

A parceria entre EdUFF e Blooks se deu a partir de uma licitação pública em que a Blooks foi selecionada para um contrato de permissão de uso. O acordo estipula o pagamento de aluguel pela Blooks à universidade para ter o espaço da livraria da EdUFF como contrapartida, ressaltando-se que a Editora continua em seu funcionamento normal. Os livros da EdUFF continuarão a ser vendidos nas prateleiras mais nobres da livraria, com um repasse importante do valor dos exemplares para a Universidade. Além disso, a livraria funcionará em horário estendido durante a semana e terá também atendimento aos sábados.