Agenda

Chico Batera comemora 80 anos com show gratuito em Niterói

Foto: Beto Carvalho

Evento conta, ainda, com participações de Áurea Martins e Chico Brown

Chico Batera faz 80 anos! E, para homenagear o aniversário de um dos grandes nomes da música instrumental, a Prefeitura, por meio da Fundação de Arte de Niterói, lança o show “Chico Batera – 80 anos”, no Theatro Municipal de Niterói. O evento é gratuito – entrada solidária de 1 quilo de alimento não perecível – e acontece nessa sexta, 19 de maio, a partir das 20h. Áurea Martins, símbolo de uma época de grandes intérpretes, e Chico Brown, neto de Chico Buarque e filho de Carlinhos Brown, são os convidados dessa grande comemoração. O show contará, ainda, com a participação da bateria do projeto social “Sorrindo e Batucando”, de Bebeto Sorriso.

O repertório da noite será com composições de Tom Jobim e Moacir Santos. Wilson das Neves, parceiro de longa data de Chico, também será lembrado com as músicas “O Samba é Meu Dom” e “Grande Hotel”.

“Esse show tem toda essa conotação de amizades e um tom quase familiar. Por isso, ele mistura contribuições de amigos, músicas que marcaram a minha trajetória e uma homenagem ao das Neves, que é meu amigo há 60 anos”, explica Chico.

Músico atemporal e percussionista nato, Francisco José Tavares de Souza chega aos 80 com uma trajetória impressionante. Além de trabalhos autorais, o baterista e percussionista, que faz parte da banda de Chico Buarque, já dividiu palco com nomes como Tom Jobim, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Cat Stevens e The Doors. No show de sexta, Chico Batera será acompanhado por Itamar Assiere (piano), José Luiz Maia (baixo), Jorge Continentino (saxofone) e Aline Porto (percussão). Os arranjos são de Luiz Cláudio Ramos.

“Essa festa de 80 anos é a cristalização de todas as fases da minha vida. Escolhi Niterói porque tenho uma ligação com a cidade, que vem desde cedo. Minha vida profissional começou no Beco das Garrafas, no surgimento da Bossa Nova, quando Sérgio Mendes, músico de Niterói, me chamou pra tocar lá. Me mudei pra cá há 35 anos. Tenho título de cidadão honorário – que eu carrego com muito orgulho – e não conheço nenhuma outra cidade que tenha esse olhar pra cultura”, comenta Chico.

Fernando Brandão, músico e presidente da Fundação de Arte de Niterói, fala sobre a importância de celebrar a trajetória de um dos grandes contribuidores da MPB: “É muito importante a gente homenagear e celebrar a vida desse gênio da música em seus 80 anos. A FAN e eu, enquanto músico, ficamos muito felizes de poder contribuir para a comemoração da vida de um companheiro. Nós dois, inclusive, já produzimos um disco juntos e ganhamos o 29º Prêmio da Música Brasileira na categoria ‘Álbum Infantil’ “.

Além do show, os 80 anos de Chico Batera também serão celebrados com mais dois projetos. Com o apoio da FAN, serão lançados uma autobiografia e um documentário sobre a vida do músico ainda em 2023.

  • Chico Batera – 80 anos
  • Data: Sexta-feira, 19 de maio de 2023
  • Horário: 20h
  • Classificação: Livre
  • Local: Theatro Municipal de Niterói
  • Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói – RJ
  • Ingressos: Entrada solidária por meio de doação de 1kg de alimento não perecível
To Top