Cidade

Evento comemora dois anos de parceria entre a Prefeitura de Niterói e a UFF

UFF | Divulgação

Seminário terá apresentação dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados

A Prefeitura de Niterói, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Fundação Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF vão apresentar no seminário “Inovação em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niterói” os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o município em áreas como prevenção e resiliência aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento é gratuito e aberto ao público, interessados devem se inscrever no link bit.ly/InscricaoEventoPDPA

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milhões, o PDPA é uma ação inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niterói com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios prioritários da cidade. Os projetos estão associados às diferentes áreas do Plano Estratégico Niterói Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e às metas de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

A abertura do evento será às 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participação do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da Nóbrega. Na ocasião, será lançado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submissão de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, serão realizadas três mesas de conversa para apresentação dos resultados de projetos de destaque da parceria e será realizada uma mostra com os demais projetos na área externa do Reserva Cultural.

A mesa 1 terá o tema “Niterói Cidade Resiliente” e será composta por projetos que fortalecem ações da Defesa Civil Municipal, pauta prioritária na gestão pública municipal desde 2013. A mediação será do secretário de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema “Economia no Mar”, apresenta projetos relacionados a preservação do ecossistema marinho com a inclusão social, saúde e geração de empregos no município. A mediação é do secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite. Já a mesa 3, “Cidade de Direitos”, traz projetos que visam construir políticas públicas transformadoras na cidade, focado na garantia de serviços à população em risco social. A mediação será da secretária municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.

Entre os projetos que serão apresentados, destacam-se iniciativas como o “Sistema de monitoramento de encostas e focos de incêndios com sensores de baixo custo”, projeto que visa a implementação de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados serão transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigilância e monitoramento das encostas. Já o projeto “Niterói Inclusiva e Sustentável: construindo políticas intersetoriais para população em situação de rua” propôs uma política municipal para a população em situação de rua com ações que possibilitaram traçar, de maneira inédita, o perfil desta população no município, identificando suas necessidades e demandas sociais.

Outro projeto que será apresentado é o “Descomissionamento de embarcações abandonadas na Baía de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niterói”, que consiste em um diagnóstico do problema de abandono de embarcações, objetivando identificar o quantitativo e as características dos barcos para propor as formas mais adequadas de remoção e reciclagem dos mesmos. A programação completa está disponível em bit.ly/ProgramacaoEventoPDPA.

Edital – Durante o evento, será lançado um edital para que gestores municipais responsáveis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e inéditos sobre a experiência e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomendações sobre os desafios da gestão municipal, além de demonstrar o caráter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niterói, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais serão transformados em livros.

To Top