Negócios

Mercado de pizzaria cresce 718% no Rio de Janeiro, segundo estudo da Apubra

Divulgação
Divulgação

O mercado brasileiro de pizzaria teve um crescimento de 499% nos últimos dez anos, segundo estudo inédito realizado pela Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil. Diante desse contexto, o estado do Rio de Janeiro registra um crescimento acumulado de 718%, passando de 905 (2012) para 7.407 (2022) estabelecimentos ativos, o que o posiciona em segundo lugar na lista de estados com maior número de pizzarias em funcionamento (10%), logo após São Paulo (28%) e seguido por Minas Gerais (9%)

No âmbito regional, o Sudeste destaca-se como o maior representante do segmento, visto que concentra 50% dos empreendimentos em funcionamento. “Diante desse recorte, SP aparece com 57% de pizzarias ativas. Em seguida, encontra-se Rio de Janeiro (21%), Minas Gerais (18,2%) e Espírito Santo (3,8%)”, diz Gustavo Cardamoni, presidente da Apubra. Já entre as demais regiões estão Nordeste (21%), Sul (15%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%).

Por conta do crescimento exponencial registrado no Sudeste do país, a região passa a ser um território extremamente competitivo, por isso os empreendedores dessas localidades devem investir em treinamentos e iniciativas capazes de otimizar o desempenho dos negócios. “Quem deseja trabalhar no setor precisa ter em mente a importância de um bom planejamento estratégico e da busca constante por aprimoramento a fim de se destacar em meio a competidores já estabelecidos”, explica Cardamoni.

O presidente da Apubra também ressalta o papel de um apoio nessa trajetória empreendedora como, por exemplo, o de uma associação. “Empreender é uma jornada solitária. Portanto, estar próximo de empreendedores que lidam com os mesmos desafios diariamente, é uma oportunidade de unir forças. Nesses ambientes há muita troca de conhecimento e networking, o que permite o alcance de um alto desempenho em um menor período de tempo e com riscos minimizados”, pontua o executivo.