Notícias

Vídeos: Bicho-preguiça é resgatado pendurado no teto de casa em Niterói

Animal foi encontrado em uma casa no bairro de Rio do Ouro
Animal foi encontrado em uma casa no bairro de Rio do Ouro

Um bicho-preguiça foi resgatado e reintegrado à natureza, neste domingo (23), por uma equipe da Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Municipal de Niterói. O animal estava em uma casa no bairro de Rio do Ouro. O serviço de resgate de animais silvestres da Prefeitura de Niterói foi acionado pelo telefone 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), pela dona do imóvel.

O bicho-preguiça foi encontrado agarrado a uma estrutura metálica de suporte ao telhado da casa. Como o animal estava saudável, sem nenhum corte ou ferimento, foi solto no seu habitat natural em Várzea das Moças e se adaptou rapidamente ao ambiente.

O bicho-preguiça, também conhecido apenas como preguiça, muitas vezes sai do centro das florestas para tomar banho de sol pois possui uma baixa temperatura corporal.

Resgate – A Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Municipal de Niterói faz um trabalho especializado e possui um procedimento para cada tipo de demanda. Após receber o chamado, captura o animal silvestre que, logo em seguida, tem suas condições físicas avaliadas pela equipe. Caso não apresente nenhum tipo de ferimento, é reintegrado à natureza na unidade de conservação mais próxima.

Já os que apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; o Centro de Atendimento de Animais Marinhos; o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou o Instituto Vital Brazil quando é o caso de cobra venenosa.

A Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal orienta que se uma pessoa encontrar um animal silvestre deve entrar em contato imediatamente com o Cisp 153 para que o resgate possa ser feito por agentes treinados.