Cidade

Justiça determina retirada dos quiosques da Praia de Icaraí

Ação é movida pelo Ministério Público Federal e não cabe mais recurso

A Justiça Federal determinou que a Prefeitura de Niterói retire os onze quiosques da orla de Icaraí, na Zona Sul de Niterói. A decisão, que já transitou em julgado, determina a retirada imediata dos estabelecimentos.

A ação foi iniciada em 2012 pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o município pelos quiosques não terem autorização formal da Superintendência e Patrimônio da União(SPU).

 

O MPF argumentou, à época, que os quiosques não atendiam aos parâmetros exigidos pela União, obtendo a reforma da sentença de primeira instância.

A Procuradoria Geral do Município (PGM) de Niterói interpôs todos os recursos cabíveis, mas as argumentações foram rejeitadas pela Justiça Federal e pelo STJ. A decisão judicial também estabeleceu uma multa de R$ 5 mil diários em caso de descumprimento. O processo corre na 1ª Vara Federal de Niterói e o MPF requer majoração da multa em caso de descumprimento.

A Prefeitura de Niterói está em diálogo com a SPU a fim de apresentar um projeto com novas soluções para a orla de Icaraí. Por enquanto, os quiosques ainda não foram removidos devido a um agravo de instrumento apresentado pela PGM de Niterói ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), cujo julgamento está pendente.

To Top