Política

Niterói participa do 1º Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres, em Brasília

Fernanda Sixel | Foto: Luciana Carneiro

Codim representará a Prefeitura no encontro que reúne gestoras municipais e estaduais

A Prefeitura de Niterói, por meio da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), participa, nesta quarta e quinta-feira (12 e 13) do 1° Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres, promovido pelo Ministério das Mulheres, em Brasília. O encontro vai reunir gestoras de órgãos governamentais de todo o país para estabelecer políticas e trocas com o Governo Federal.

O objetivo do evento é fazer uma reflexão sobre a implementação e integração de políticas públicas voltadas às mulheres para garantir direitos e combater as desigualdades, discriminações e todas as formas de violência. Entre as propostas do 1° Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres estão a contribuição para o fortalecimento dos organismos de políticas para as mulheres nos governos federal, estaduais e municipais; estimular a criação de novos organismos de políticas para as mulheres e a integração de políticas públicas com a temática feminina em todos os níveis de gestão pública.

“É com muita alegria que participo desse encontro promovido pelo governo federal, que traz novamente a centralidade da mulher para a pauta pública e abre a participação com escuta e construção conjunta. O 1° Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres traz a esperança de juntas fortalecermos o enfrentamento às violências, garantindo às mulheres oportunidades de construir sua emancipação”, conta Fernanda Sixel, coordenadora da Codim, que enumera outras ações desenvolvidas pela coordenadoria.

“Em Niterói, trabalhamos, por meio do fortalecimento dos equipamentos da Codim, os eixos de prevenção, com o Treinamento Lilás, que visa coibir situações de violência psicológica e assédio no ambiente de trabalho, através da capacitação de mais de mil pessoas, em especial, servidores da Prefeitura. Também investimos fortemente no eixo empreendedorismo, por representar uma porta de saída para a mulher em situação de violência, ao libertá-la financeiramente do agressor. Temos o Auxílio Social, em que ela recebe durante um ano o benefício de R$ 1.000, além de cursos e capacitações. Inauguramos recentemente o primeiro coworking público feminino da América Latina, o Espaço Empreender, para reforçar ainda mais o empoderamento feminino”, detalha Fernanda Sixel.

Na abertura do 1º Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres haverá o painel: Articulação entre os Organismos de Políticas para Mulheres na Gestão Pública, que vai contar com a participação da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; a pesquisadora e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher e terá a mediação da secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Popular, Carmen Foro. O segundo dia será aberto com a roda de conversa com a secretária nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres, Denise Motta Dau.

To Top