Esportes

Maratona de Niterói terá selo carbono neutro

Divulgação
Divulgação
Organizadores do evento se unem à Secretaria do Clima de Niterói na neutralização das emissões de CO2

Muito mais que incentivar a prática esportiva ou referendar a vocação de Niterói para o esporte, a 2ª Maratona de Niterói defenderá a bandeira da preservação ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir à neutralização do gás carbônico produzido durante os dias de evento. Isso será possível graças a uma parceria da organização do evento com a Secretaria do Clima de Niterói, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.

Divulgação

“Por meio da Secretaria do Clima de Niterói, uma empresa ficará responsável por medir a quantidade de gás carbônico emitida durante todo o evento, seja no transporte dos atletas, material utilizado nas provas e nas demais atividades programadas. De posse desse total, se define quantas árvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente. A Maratona de Niterói é o primeiro evento esportivo a aderir a essa iniciativa em Niterói” explica a triatleta e empresária Karen Casalini, da empresa 3A Eventos, organizadora da prova.

Para o secretário do Clima de Niterói, Luciano Paez, está acontecendo uma sensibilização maior sobre as ações que impactam diretamente nas questões climáticas. “Venho percebendo que os diversos atores que impactam nas mudanças climáticas, em especial, as instituições que trabalham diretamente com a sociedade, possuem uma sensibilização muito grande no enfrentamento às mudanças do clima. Nesse sentido, apoiar, técnica e institucionalmente, eventos esportivos, área em que Niterói tem larga experiência, é fundamental, não só de forma simbólica, mas também, na transição cultural. A assimilação dessa cultura é fundamental para podermos encaminhar, não só uma economia de baixo carbono, mas também, o respeito a um pensamento no qual a adaptação frente aos eventos extremos seja encarada como fundamental em todos os setores” afirma Paez.

A 2ª Maratona de Niterói acontece no final de semana de 6 e 7 de maio, com provas KIDs e adulta. A prova principal acontece no domingo (7/5), com percursos de 42 Km nas categorias solo e revezamento e de 5Km para corrida e caminhada. A largada acontece no Caminho Niemeyer, no centro da cidade, seguindo pela orla de Icaraí, São Francisco e Charitas, indo até o bairro de Piratininga, de onde os atletas retornarão para o ponto de partida.

As inscrições para as provas estão abertas até 27 de abril pelo site www.maratonadeniteroi.com.br. A 2ª Maratona de Niterói é organizada pela empresa 3A Eventos, com patrocínio da Soter Engenharia, da LPH Engenharia, Plural Saúde e Qualicorp, com apoio da Prefeitura de Niterói por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Caminho Niemeyer.

Além das provas de corrida, uma vasta programação acontecerá no Caminho Niemeyer, entre sexta-feira (5/5) e domingo (7/5), incluindo exposição, feira de produtos desportivos, espaço de gastronomia, apresentações de dança e grupos esportivos, brinquedos infantis, entre outras atrações. Uma oportunidade de entretenimento para toda a família e diversas faixas etárias.