Cidades

Programa Ligado na Rede evita o lançamento de 1,4 milhão de litros de esgoto nas lagoas de Niterói

Divulgação
Divulgação

A concessionária Águas de Niterói, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), realiza o programa Ligado na Rede, que tem como objetivo identificar, conscientizar, notificar e, em último caso, autuar imóveis que não estejam ligados à rede de esgoto do município. Com o programa, 1,4 milhão de litros de esgoto deixam de ser lançados, mensalmente, nas lagoas de Niterói.

Em 2022, a empresa deu início ao projeto social do programa, realizando 160 ligações gratuitas na rede coletora de esgoto em imóveis próximos da bacia do Rio Jacaré. Até o final do projeto, mais de 600 imóveis de famílias de baixa renda serão conectados à rede, contribuindo para a preservação dos corpos hídricos do município.

“O Ligado na Rede é um projeto muito importante para a cidade e de muito orgulho para a Águas de Niterói. Essa parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos é fundamental para alcançarmos a universalização do saneamento em Niterói. Já alcançamos ótimos índices de cobertura de esgoto, e investimos agora, em parceria com a Prefeitura, nas áreas mais vulneráveis da cidade, que não possuíam a ligação de esgoto correta. O Ligado na Rede é um trabalho de fiscalização, mas também de conscientização e educação ambiental, que gera mudanças e impacto social positivo nas comunidades e no meio ambiente” – Bernardo Gonçalves, diretor da Águas de Niterói.