Gastronomia

Overnight e Toast Cartola: conheça as receitas fit saborosas indicadas por nutricionista de Niterói

Josy Martins
Josy Martins

Dia 31 de março é comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição como forma de debater algumas práticas nutricionais e incentivar a mudança de alguns hábitos alimentares da população.

Com objetivo de enaltecer esse dia, a nutricionista comportamental Josy Martins (CRN:22100468 – @josymartins.nutri) contribuiu com algumas sugestões de receitas que ela adere ao plano alimentar de suas pacientes e que fazem muito sucesso.

Foto: Aline Ferreira

Receita 1 : Overnight Oats

Ingredientes
2 colheres de sopa de aveia ou outro cereal (pode ser em farelo, grãos finos ou grossos);
100ml de líquido (leite de vaca, leite de coco, leite de amêndoas ou iogurte);
1 colher de sopa de chia

Complementos : frutas picadas (banana, maçã, morango, berries), pasta de amendoim, coco ralado ou em lascas, frutas secas, canela ou o que preferir; frutas mais maduras trazem mais doçura Mel ou xylitol para adoçar (opcional). Pode decorar na hora de comer com frutas ou nuts. Em um pote de vidro que tenha tampa ou fechamento hermético, coloque o líquido de sua preferência e acrescente a aveia e a chia. Misture bem.

Dica da nutri: deixe pronto na geladeira potinhos individuais, para manter a fruta fresca é só adicionar a fruta escolhida na hora de comer.

O overnight é um ótimo aliado para refeições corriqueiras como o lanche da manhã e da tarde, contribuindo pro funcionamento do intestino e trazendo mais saciedade por ser rico em fibras, fazendo com que você chegue na próxima refeição com menos fome!

Foto: Josy Martins

Receita 2: Toast Cartola
Ingredientes:
1 fatia de pão integral
1 banana
2 fatias de queijo amarelo light

Modo de preparo
Na fatia de pão adicione o queijo, a banana em rodelas e a canela.
Leve para airfryer ou forno até dourar.

Dica da nutri: Essa receita é um coringa para aquela vontade de comer um docinho, há quem diga que tem gosto de pizza de banana! Fica como boa opção para pré-treino ou para aquele momento que bate a vontade de comer um docinho diferente.