Notícias

Projeto busca resgatar história de Niterói em plataformas digitais

Solar do Jambeiro | Foto: Thiago Côrtes
Solar do Jambeiro | Foto: Thiago Côrtes
Iniciativa prevê a criação de site e aplicativo e faz parte do PDPA

Com o objetivo de resgatar e preservar a história de Niterói no ano em que a cidade completa 450 anos, a Prefeitura, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Euclides da Cunha (FEC) se uniram no projeto “Cidadania, Turismo e Educação através da História de Niterói: explorando novas plataformas”. A iniciativa tem o objetivo de apresentar a história de Niterói de forma inovadora em plataformas digitais e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento da cidadania, do turismo e dos processos educacionais no município. O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA).

Museu Janete Costa | Divulgação

O projeto vai realizar uma pesquisa acadêmica sobre a história de Niterói com foco na cidadania. Serão produzidos conteúdos para plataformas digitais que contarão a história da cidade na perspectiva de vários grupos sociais.

O presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (NELTUR), Paulo Novaes, destacou que o projeto valoriza a cidade e pode ajudar a atrair mais visitantes. “É uma parceria muito importante com a UFF. Vamos contar a história de Niterói de uma forma ágil, moderna e interativa. É uma forma de resgatar informações sobre acontecimentos e locais históricos da cidade. A relação afetiva dos moradores com Niterói também estará presente de forma intensa nos conteúdos que serão produzidos. Esperamos receber mais visitantes para conhecerem a cidade e sua história tão rica”, disse Paulo Novaes.

O reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, afirmou que resgatar o passado possibilita entender a identidade de uma região, compreender o presente e transformar a realidade e o futuro. “Este é mais um projeto de do PDPA, em parceria com a Prefeitura de Niterói, de extrema importância para o município, que aproxima, através de multiplataformas, as pessoas e leva o conhecimento da memória da cidade de forma inclusiva, moderna e rápida. É o PDPA mais uma vez trazendo resultados de alto nível em prol da população e da história da cidade”, disse o reitor da UFF.

De acordo com Paulo Cruz Terra, coordenador do projeto e professor do Departamento de História da UFF, a iniciativa surgiu do interesse em mostrar perspectivas de Niterói que nem sempre são valorizadas. “Geralmente, as pessoas que visitam a cidade têm contato com as belezas naturais, a arquitetura ou as manifestações culturais. A proposta está em mostrar mais da história da cidade, que completa 450 anos, a dimensão das pessoas que nela habitam e a relação afetiva que elas desenvolvem com o espaço urbano. A inspiração veio de experiências de turismo de memória existentes em outras cidades do Brasil e em diversos países, mas também na experiência em projetos de história oral e história pública sobre Niterói da professora Ismênia de Lima Martins, uma das idealizadoras do PDPA”, ressaltou o coordenador do projeto.

A parceria prevê a criação de um site para atender a um público diversificado com enfoque especial no universo das escolas. A plataforma terá informações sobre documentos históricos relevantes para Niterói, que poderão ser trabalhados em sala de aula, principalmente no ensino fundamental.

Também será lançado um aplicativo para que as pessoas possam interagir com o espaço histórico da cidade e sua memória. A ideia é produzir uma memória afetiva sobre o passado e sobre a história recente de Niterói, além desenvolver o sentido social de pertencimento. Além de valorizar a história, o projeto pretende estimular o turismo de memória na cidade.

O site e o aplicativo serão desenvolvidos ao longo de 2023 e implementados até o final do ano. O projeto já concluiu a etapa de pesquisa na documentação sobre a história de Niterói, e deu início às entrevistas com a população sobre os espaços históricos. As próximas etapas consistem em finalizar as entrevistas, oferecer oficinas para professores e técnicos da NELTUR e publicar um livro sobre o projeto. A iniciativa está presente no Instagram no perfil https://www.instagram.com/memoriaeturismoemniteroi/