Política

Axel Grael e Rodrigo Neves se reúnem com ministro da Fazenda

Prefeito de Niterói e ex-prefeito e atual secretário Executivo estão em Brasília participando de encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP)
Prefeito de Niterói e ex-prefeito e atual secretário Executivo estão em Brasília participando de encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP)

O prefeito de Niterói, Axel Grael, e o ex-prefeito de Niterói e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves, se reuniram nesta terça-feira (14), em Brasília, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.

Na pauta do encontro, o novo arcabouço fiscal, a reforma tributária e a importância de contemplar a visão dos municípios. O prefeito Axel Grael destacou que foi uma reunião muito produtiva. “Conversamos sobre a ampliação da capacidade da gestão dos municípios e outras questões relacionadas à economia. Apresentei ao ministro Haddad o projeto de dragagem da área dos estaleiros de Niterói, que vai gerar mais de 10 mil empregos e vai dinamizar muito a atividade da construção naval em Niterói. Com isso, pensamos também em outras frentes de parceria no fortalecimento da economia da cidade. Mantemos uma gestão pública responsável desde 2013 e esse trabalho vem sendo reconhecido pelas instituições independentes. Resultado que reflete os últimos 10 anos de responsabilidade fiscal e boa gestão dos recursos públicos”, afirmou Axel Grael.

Prefeito de Niterói e ex-prefeito e atual secretário Executivo estão em Brasília participando de encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP)

Na reunião, Axel Grael e Rodrigo Neves entregaram ao ministro Fernando Haddad o relatório da Standard & Poor´s (S&P), que classificou Niterói como a única cidade do Brasil com a nota brAAA, em razão das políticas sólidas, do forte desempenho financeiro e da boa experiência com o Fundo de Equalização de Receita (FER), a chamada poupança dos royalties, instituído em 2019.

Desde 2016, Niterói ocupa o 1º lugar no ranking independente de gestão fiscal do Rio de Janeiro, segundo a Federação das Indústrias do Estado (Firjan). “Em 2013, quando assumimos o município, devido à grave crise fiscal e financeira, Niterói estava na 58ª colocação. Mostramos que é possível combinar gestão fiscal responsável com fortes políticas sociais”, ressaltou Rodrigo Neves

No encontro, também foram abordadas as regras de desvinculação de receitas dos municípios, que devem ser prorrogadas em dezembro, ampliando a capacidade de gestão das cidades. Axel Grael e Rodrigo Neves também conversaram com Fernando Haddad e Rogério Ceron sobre Niterói ser uma das cidades onde o Programa Desenrola, de renegociação de dívidas, pode ser desenvolvido.

Também participaram da reunião a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti; a secretária municipal de Fazenda, Marília Ortiz; e a secretária municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.

Axel Grael e Rodrigo Neves estão em Brasília participando da 84ª Reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O prefeito Axel Grael foi reeleito vice-presidente dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da FNP.