Negócios

Mulheres no comando: empresas de Niterói valorizam cada vez mais a liderança feminina

Adriane Proba, Gerente do São Francisco Hospital e Maternidade e Claudia Ribeiro, gerente de apoio industrial e QSMS, do Estaleiro Mauá.
Adriane Proba, Gerente do São Francisco Hospital e Maternidade e Claudia Ribeiro, gerente de apoio industrial e QSMS, do Estaleiro Mauá.

Com o mês da mulher em evidência, a participação do feminino no mundo empresarial, nos últimos anos, tem chamado atenção. Segundo o relatório Woman in Business de 2022, da Grant Thornton, mulheres ocupam 32% dos principais cargos de liderança, comparados aos 25% apontados no mesmo relatório de 2019.

Tal fato contribuiu para que estudos sobre características de liderança valorizassem a atuação da mulher à frente de equipes. Segundo a revista Forbes, as principais características do feminino em cargos de liderança são autoconfiança, capacidade de influência, bom humor, resiliência e assertividade, o que pode fazer com que novos caminhos sejam traçados nas relações de trabalho.

Aproveitando o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, Adriane Proba, Gerente do São Francisco Hospital e Maternidade, descreveu seu sentimento sobre como é estar à frente de uma instituição referência na saúde do RJ. “Recompensador, desafiante e inspirador. Estar à frente de uma instituição de saúde me traz um retorno imensurável, quando percebo que meu trabalho está ligado, diretamente, à geração e manutenção de vidas. Além disso, fico muito feliz pela possibilidade de conviver com outras líderes e constatar que hoje estamos em maior número, se compararmos aos dados de 10 anos atrás.”

Em complemento à fala da representante do Hospital, Claudia Ribeiro, gerente de apoio industrial e QSMS, do Estaleiro Mauá, também descreve como é ser líder num espaço dominado pelo masculino. “Partindo do princípio que a empresa é, majoritariamente, composta por homens, acreditei de início que seria desafiador. Porém, com o decorrer do tempo, notei que o respeito e o acolhimento de todos para comigo tornou o processo de trabalho prazeroso e com menos problemas de comunicação. Sem dúvida, como qualquer ocupação, tem seus desafios, mas sinto que estamos evoluindo passo a passo e que, por aqui, as coisas seguem um ótimo caminho.”

Embora os avanços em relação à mulher na liderança sejam bem significativos, ainda existem desafios que precisam ser superados diante da sociedade e muito a evoluir no que se refere à valorização da mulher em cargos de destaque no cenário corporativo.