Notícias

Acierj fecha termo de cooperação com Instituto Paraná Pesquisas

Objetivo é levar análise mercadológica para negócios assertivos com estudo de perfis para alavancar a economia em setores diversos da indústria, serviços ou comércio, aproveitando oportunidades também, em bairros que serão revitalizados em Niterói | Foto: Igor Paesler
Objetivo é levar análise mercadológica para negócios assertivos com estudo de perfis para alavancar a economia em setores diversos da indústria, serviços ou comércio, aproveitando oportunidades também, em bairros que serão revitalizados em Niterói | Foto: Igor Paesler

Para garantir que seus associados possam se planejar e investir em empreendimentos mais seguros e com maior perspectiva de sucesso, a Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj), com sede em Niterói, firmou acordo de cooperação técnica com o Instituto Paraná Pesquisas. O objetivo é poder oferecer a empresários, comerciantes, empreendedores ou mesmo quem quiser montar um novo negócio a possibilidade de entender melhor o seu mercado, através de pesquisas mercadológicas. Entre outras coisas, a pesquisa é importante para definir ou orientar com mais precisão o tipo de negócio ou melhor local e forma de um estabelecimento ter êxito baseado em dados concretos e estatísticos.

De acordo com o Presidente da Acierj Igor Baldez, Niterói vive um momento ímpar em vários setores e a ideia é fazer com que não só empresários, mas investidores possam ter um olhar diferenciado para a cidade. Ele lembra que é importante que o setor privado acompanhe os movimentos feitos pela esfera municipal que podem ajudar a alavancar a economia do município.

Baldez destaca como exemplo dentre outras coisas, a revitalização do Centro de Niterói, que terá investimentos de R$ 90 milhões e inclui reforma no entorno do Mercado São Pedro, Praça Arariboia, Visconde do Rio Branco e Gragoatá e da área do Parque Esportivo da Concha Acústica. Ele reitera que, como a expectativa é que como as obras deverão ser concluídas no centro, ainda no primeiro semestre de 2024 já com uma estimativa do município de gerar entre 2.400 empregos diretos e 3.600 indiretos, é importante que o empresariado esteja preparado.

“É uma grande honra termos um instituto renomado nessa parceria. Nosso objetivo na verdade é trazer os dados de formatação de pesquisa para aplicarmos junto com o que o poder público está fazendo na melhora do município. Isso implica o comércio de uma forma geral incluindo os comércios de bairros o alinhamento com centro de Niterói e todas as cadeias que são produtivas na cidade, como por exemplo a indústria naval, área de saúde, tecnologia o que é muito importante e trabalhar junto com a proposta de cidades inteligentes. Nada mais pertinente do que trazer a Paraná Pesquisas. Vamos fornecer esses dados tanto para o poder público como para a inciativa privada para tomadas de decisões de políticas públicas, empresariais e comércio em geral” explica Igor Baldez .

Ele acrescentou ainda que, com a parceria, a Acierj fica habilitada a representar o Instituto no estado e estará atuando e intermediando de acordo com a demanda explicando que empresários e micro podem entrar em contato com a representação comercial que intermediará pesquisas mercadológicas para seus associados, para investimentos em negócios mais certeiros com base nas análises.

De acordo com Murilo Idalgo, Diretor da Paraná Pesquisa, muitas pessoas montam seus negócios e dois meses ou três meses depois vão mudando a característica porque não pesquisaram o tipo de local ou empreendimento que aquele bairro ou rua necessitava.

“É de fundamental importância o início de um trabalho nessa Região. A nossa entrada nessa área é uma troca de experiências importante para contribuirmos tanto com pesquisas de opinião pública quanto mercadológicas. Hoje é muito difícil empreender sem pesquisa e no escuro. A probabilidade de dar errado é muito grande. Com a pesquisa a probabilidade de dar certo é muito maior. Através dessa parceria a intenção é mostrar também para aqueles que são pequenos e micro, que são os que mais sofrem, que, eles podem fazer sua própria pesquisa. Não vai ser tão boa quanto a de uma empresa, mas através dessa parceria quem não tem condições de contratar receber uma orientação para que possa entender para que possamos ajudar. A chance de um negócio ter muito sucesso é muito maior para quem empreende com pesquisa” afirma o diretor .

Luiz Paulino Moreira Leite, presidente do conselho da Acierj e secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói, pontua que a cidade como muitas outras do País, sofreu um esvaziamento econômico há mais de 20 anos por conta de uma série de fatores, e que nos últimos anos, sofreu ainda com a pandemia, mas, o município une forças para alavancar a economia em várias frentes.

“Niterói está de olho e sempre a frente. A revitalização do Centro que foi por onde Niterói começou, abre esse enorme leque. O bairro perdeu moradores e comércios, mas tem um enorme potencial. A infraestrutura que será ampliada trará muitos e novos investimentos e possibilidades. Nesse momento é muito importante que os empreendedores sejam eles pequenos, médios ou grandes, fiquem atentos ao que podem fazer. As oportunidades não estarão só no Centro da cidade. Teremos o Mercado Municipal, a indústria Naval entre outras chances. Cada bairro tem uma característica. Costumo sempre dizer que o empreendedor antes de montar seu negócio precisa saber ao certo se o que ele pretende está de acordo com as necessidades do bairro ou local. A pesquisa é uma grande possibilidade de investir e ampliar com mais certeza.” aconselha Paulino.