Notícias

Banda do Ingá comemora 50 anos com megaevento Niterói

Banda do Ingá em 2020 | Divulgação
Banda do Ingá em 2020 | Divulgação

Comemorando 50 anos de tradição entre os foliões de Niterói, o bloco Banda do Ingá vai marcar a abertura do carnaval de Niterói neste domingo (12), no Caminho Niemeyer. A abertura dos portões acontece às 11h, com previsão de duração até às 19h. Ao contrário da última edição em 2020, quando a banda saiu do bairro do Ingá e seguiu até o Caminho Niemeyer, neste ano o evento estará concentrado totalmente no local. E pensando também nos pequenos foliões, vai acontecer uma matinê na praça César Tinoco, no bairro do Ingá, a partir das 10h.

A troca dos abadás poderá ser realizada do dia 8 ao dia 11, das 10h às 22h, entre a Rua Pereira Nunes e Presidente Pedreira, no bairro do Ingá, tradicional local de atividades do bloco. Caso sobrem alguns dos 8 mil abadás disponíveis para troca durante a semana, os organizadores disponibilizarão no dia do evento, a partir das 8h, em frente ao local do evento. Quem estiver com o abadá, poderá entrar direto no evento. Já para aqueles que não tenham adquirido, o acesso estará disponível com a doação de 1 quilo de alimento não perecível.

“Quando se fala no carnaval de Niterói, logo vem a cabeça a banda do Ingá, que é a abertura oficial do carnaval, aqui em Niterói. A banda sai sempre um domingo antes do final de semana do carnaval. Por toda a história do bloco, nós saíamos do Ingá até a Praia de Icaraí. No último ano, em 2020, resolvemos fazer no Caminho Niemeyer. E foi um grande sucesso. Como esse ano não teve como fazer na Praia de Icaraí, vimos o Caminho Niemeyer como mais viável nesse momento.” afirma Luiz Carlos Gallo, filho de um dos fundadores e um dos organizadores do bloco

Gallo é filho de um dos fundadores da Banda do Ingá e mantém a tradição viva ao longo dos anos.
Divulgação Banda do Ingá

Caso sobre algum dos 8 mil abadás disponíveis para troca durante a semana, os organizadores do evento irão disponibilizar, no dia do evento, a partir das 8h, uma última chance para obtê-lo, em frente ao portão principal do Caminho Niemeyer. Quem já estiver com o abadá, poderá entrar direto. Aqueles que não tenham adquirido, o acesso estará disponível com a doação de 1 quilo de alimento não perecível.

Estreando esse ano na Banda do Ingá, um trio elétrico vindo diretamente da Bahia para Niterói tem a altura de 24 metros e é considerado o maior do Brasil. As atrações que irão marcar presença na festa são: Grupo Intimistas, DJ da Rádio Mania, banda Bicho Solto e banda Axerê. Ainda falta uma atração para ser confirmada pela rádio até o dia do evento.

A estimativa é que 15 mil pessoas compareçam ao megaevento. No local, haverá posto médico, serviços de atendimento de bombeiros, ambulância e policiamento, além de bares e detectores de metais na entrada.