Saúde

Prefeito de Niterói anuncia nova secretária municipal de Saúde

Especialista em gestão foi diretora-geral da FeSaúde por três anos e meio

O prefeito de Niterói, Axel Grael, anunciou, nesta sexta-feira (03), que Anamaria Schneider é a nova secretária municipal de Saúde. Ela ocupava o cargo de diretora-geral da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde). O prefeito destacou que Anamaria Schneider é uma profissional de saúde de extrema competência e que fez um trabalho importante de criação e estruturação da FeSaúde.

“A Anamaria já ocupou cargos importantes aqui em Niterói e em outros municípios. Temos uma identificação muito grande em termos de ideias para a área de Saúde da cidade. Ela será uma ótima secretária. Temos um plano de trabalho na Secretaria de Saúde. Já conversei com a nova secretária sobre aspectos importantes na parte hospitalar e na atenção básica. A gente precisa trabalhar sempre para que o atendimento ao cidadão seja o melhor possível. Demos passos importantes na área de suprimentos e na contratação de uma equipe nova de profissionais através de concurso público. Precisamos aprimorar sempre”, explicou Axel Grael.

 

A nova secretária ressaltou que assumir a Saúde de Niterói é um desafio muito grande. Ela agradeceu o convite do prefeito Axel Grael. “Estou muito feliz e lisonjeada com o convite. É um convite de muita confiança. Estou muito disposta. A Secretaria de Saúde tem muitos e grandes projetos. Projetos de fortalecimento de entregas, de renovação da infraestrutura física e do parque tecnológico. Temos prioridades, sobretudo na área da gestão de pessoas e na área de insumos. Vamos trabalhar muito para fortalecer as entregas da Saúde para a população de Niterói. Acredito que, com a minha experiência, é possível fazer um trabalho intenso e muito importante para a cidade”, afirmou a nova secretária.

O ex-secretário Rodrigo Oliveira se pronunciou nas redes sociais sobre sua saída, “Hoje encerro a minha trajetória na Secretaria de Saúde de Niterói. Me orgulho da gestão que realizamos a partir de março de 2020. Logo no início enfrentamos a crise sanitária e humanitária provocada pela Covid-19, a maior de nossa geração. Com a liderança de @rodrigoneves_rj e @axelgrael o compromisso de garantir a vida e proteger as pessoas, investimos no SUS e na vacinação da população de tal forma que Niterói se destacou mundialmente no combate à pandemia.

Como parte do Plano Niterói 450 anos, estamos reformando, construindo e equipando mais de 70 unidades de saúde, em um total de mais de 300 milhões de reais.

Implementamos o pregão eletrônico e economizamos cerca de 150 milhões de reais em 2021 e 2022. Tiramos do papel os concursos para a FMS e para a @fesaude.nit , regularizando vínculos de mais de 1700 servidores de saúde. Apresentamos um plano para zerar a precarização do trabalho no SUS de Niterói até o final de 2023. Implantamos a conectividade em todas as unidades de saúde, e esperamos que novos computadores cheguem neste mês de fevereiro.

Sem dúvidas a nossa maior conquista foi o Plano Municipal de Saúde Participativo. De forma intersetorial e integrada, experimental e inovadora, combinamos diversas formas de participação social e elaboramos um plano que é hoje um instrumento de referência no fortalecimento do controle social e na promoção da transparência das ações e políticas públicas de saúde.

Como presidente do @cosems_rj , enfrentamos o negacionismo do ex-presidente Jair Bolsonaro e não arredamos o pé na defesa do SUS no estado do Rio de Janeiro.

Saio com a consciência tranquila de quem trabalhou muito pela cidade e por seu povo. Desejo o melhor para o governo do Prefeito Axel Grael e para a nova Secretária de Saúde de Niterói @anaschneider0103 . Sua competência e compromisso serão essenciais para o seguimento do projeto que começamos a implementar em 2020.

Agradeço o apoio da sociedade de Niterói, do @cmsniteroi , da @camaraniteroi e em especial da @famnit1 , além de toda a equipe do atual governo. Que o nosso investimento em democracia e participação social para garantir o direito à saúde não sejam esquecidos.”

Biografia

Anamaria Schneider é sanitarista e atua na gestão de saúde há 37 anos. A trajetória acadêmica inclui: formação em enfermagem na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983); mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (1998); e doutorado em Saúde Coletiva na mesma instituição.
Como gestora pública, Anamaria Schneider foi secretária municipal de Saúde da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio (2005-2006); subsecretária de Desenvolvimento do Sistema de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro; e subsecretária geral de saúde do Município do Rio de Janeiro (2009-2013).

Nos últimos três anos e meio, Anamaria Schneider foi diretora-geral da FeSaúde. A instituição gere os serviços do Programa Médico de Família (PMF) e a Rede de Atenção Psicossocial de Niterói (RAPS). Durante a pandemia, ela coordenou, junto com a equipe da FeSaúde, os serviços de drive thru de vacinação e testagem contra a Covid-19. Pelo sucesso da ação, Anamaria recebeu o prêmio “Sou de Niterói” do jornal O Globo.

To Top