Geral

Niterói inaugura núcleo de projeto que oferece ginástica para idosos

Divulgação

Esse é o 19º núcleo do projeto na cidade, que oferece ginástica gratuita para o público maior de 60 anos

Nesta quarta (11), cerca de 40 pessoas participaram da aula inaugural do novo núcleo do projeto Niterói 60UP no Horto do Fonseca, com atividades de ginástica gratuitas para o público maior de 60 anos. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), e está disponível no Fonseca e em outros 18 pontos da cidade, em datas e horários específicos para as atividades de ginástica, dança de salão e o coral Avós do Canto. A inscrição pode ser feita na hora da atividade.

Divulgação

De acordo com o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), para este público, se envolver em atividades que lhe tragam o bem-estar, é fundamental para a sua qualidade de vida.

“A socialização é que mantém o idoso ativo, por isso a importância das atividades sociais e culturais que geram sentimentos positivos e evitam a depressão, estimulando a sua função cognitiva. A nossa intenção é permitir essa interação. Fazer com que os idosos possam sair de casa, conversar, conhecer pessoas novas… Nosso objetivo principal é promover a qualidade de vida, pela socialização, oferecendo a eles, também, uma forma de se exercitar e não ficar parado, o que também contribui para a sua saúde.”, explica.

Divulgação

O secretário destaca também a importância de um projeto com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos idosos em Niterói, já que a cidade é uma das que possuem maior porcentagem de população acima de 60 anos no país.

“Os idosos da nossa cidade merecem toda nossa atenção. Afinal, em Niterói, cerca de 18% da população é idosa, ou seja, são quase 100 mil pessoas com mais de 60 anos aqui. Aqui temos um número de pessoas idosas acima da média do resto do país. O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde, o que nos alerta para a importância da organização de uma rede de atenção a essa população para a oferta de cuidados longitudinais”, afirma o secretário.

De acordo com Zaf, a inauguração do 20º núcleo do Niterói 60UP está marcada para a próxima segunda (16), no Rio do Ouro. Ainda segundo o secretário, um dos planos para a sua gestão é incluir uma agenda com oferta de passeios gratuitos, que levarão os idosos aos pontos turísticos e atividades culturais de Niterói e do entorno.

To Top