Notícias

Defesa Civil de Niterói divulga nota sobre as chuvas

Defesa Civil de Niterói divulga nota sobre as chuvas

A Defesa Civil de Niterói informou que a cidade está em estágio de atenção desde a tarde de quarta-feira (04), devido a aproximação de uma frente fria que trouxe núcleos de chuva forte para o município nos últimos três dias. Em 24 horas, choveu cerca de 75% do previsto para o mês inteiro. As regiões de Itaipu, Maceió, Santa Bárbara e Morro do Bumba registraram os maiores acumulados pluviométricos.

Até o momento, segundo a Defesa Civil, nenhuma sirene precisou ser acionada e não houve registros de feridos. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.

Cerca de 1.200 agentes da Prefeitura, entre Defesa Civil, Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Secretarias de Conservação e Serviços Públicos, e de Assistência Social, Nittrans e Administração Regional da Região Oceânica, estão atuando nas ruas de Niterói desde a madrugada.

Operadores da NitTrans estão nas ruas, com aumento de efetivo, orientando motoristas. Equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) estão atuando desde a noite de ontem nos serviços emergenciais de retirada de árvores, limpeza de ralos, caixas de passagem e ruas. Também há caminhões Vac All – equipamentos de aspiração com alto poder de sucção – percorrendo trechos da cidade. O veículo é usado em pontos de alagamento para agilizar o escoamento da água. No momento, esse trabalho se concentra em Charitas.

Previsão – De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil, núcleos de chuva fraca atuam na cidade de Niterói neste momento. Permanece a previsão de chuva fraca a moderada ao longo desta sexta-feira (06).

Prevenção – A Defesa Civil orienta que, em caso de estágio de Atenção, Alerta ou Alerta Máximo, a população evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos. Além disso:

– Os moradores de áreas de riscos devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros.

– As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.

– Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.

Casa desaba em Niterói

Uma casa desabou na manhã desta sexta-feira (6), em Niterói, na Comunidade da Igrejinha, Largo da Batalha, depois das chuvas fortes que atingem a cidade. De acordo com informações de moradores, a região foi atingida por três deslizamentos de terra por volta das 5h da manhã.

Reprodução

Segundo a Defesa Civil, uma equipe está a caminho do local. A Defesa Civil de Niterói informou que todo o efetivo está nas ruas atendendo cerca de 21 ocorrências em toda a cidade. “A Defesa Civil de Niterói está com todo o seu efetivo na rua, atuando em cerca de 21 ocorrências em toda a cidade. Equipes da DC e da Secretaria de Assistência Social estão, neste momento, se deslocando para o Morro da Igrejinha. Não há registro de feridos até o momento.” informou a Defesa Civil ao cidadedeniteroi.com.